Logan Clube do Brasil
Bobina Ignição(limpeza contatos) - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Bobina Ignição(limpeza contatos) (/thread-1134.html)

Páginas: 1 2

Bobina Ignição(limpeza contatos) - Thiago Chalegre Ataíde - 15/12/2013 14:17

Olá a todos! Espero que estejam bem!

Meu Logan é um modelo 2011 1.0 16v EXP e há alguns dias venho enfrentando problemas com falta de desempenho e pequenas falhas em marcha lenta...ligar o AC nem pensar...enfim...levei ao mecânico de confiança que cuida do carro do meu pai há anos e as velas e cabos de ignição foram trocados por que estavam ruins(cabos com vazamento de corrente e velas muito oxidadas)...o carro voltou ao normal, mas depois de uns 5 dias voltou a ter o mesmo problema...em menor escala. A primeira suspeita foi confirmada...bobina de ignição com problema.
Ao ser retirada notei que 2 dos 4 conectores da bobina estão oxidados e agora vem as perguntas:é possível limpar esses contatos da bobina com "limpa contatos"? Será apenas esse o problema da bobina? Caso seja possível e eu consiga limpa-los estarei economizando R$ 250,00.

O que me dizem?!

obs.: a nova bobina já foi encomendada, mas mesmo assim tenho essas dúvidas!

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - Admin - 15/12/2013 18:18

Acho que vale a tentativa, já que a bobina nova já foi encomendada. A minha maior dúvida seria sobre a durabilidade do serviço de limpeza com o limpa contato.

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - Thiago Chalegre Ataíde - 15/12/2013 19:09

Horatio,

obrigado pela opinião! Vou tentar e repasso o que ocorreu.

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - Hugoiasd - 17/12/2013 09:51

Não esquece de fazer uma limpeza nos contatos do distribuidor tambem.

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - alanjunio - 17/12/2013 14:37

(17/12/2013 09:51)Hugoiasd Escreveu:  Não esquece de fazer uma limpeza nos contatos do distribuidor tambem.

Distribuidor????
tu tá de brincation with me?

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - Thiago Chalegre Ataíde - 09/01/2014 23:49

Me desculpem a demora em responder, mas o problema foi resolvido com a troca da bobina!

Abraços!

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - leothompson - 10/01/2014 00:16

eu to aqui pensando em trocar o meu tbm!! estou suspeitando da bomba de gasolina tbm!! meu problema q sinto o motor preso quando tento passar de 100km/h apesar de ser 1.0 ele deveria passar de 100km/h sem chorar muito como o meu esta fazendo...

aproveitando o topico ja que o seu logan eh 1.0 16v igual o meu... qnd vc faz a troca de oleo e filtro vc usa 4 litros de oleo correto?

poderia verificar sua vareta de oleo e verificar se a medida do oleo passa no nivel maximo??

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - ThiagoLampar - 10/01/2014 07:32

Eu tenho um Expression 1.0 16v. Sempre vou na autorizada da Renault, e eles colocam o que esta no manual. 4 litros, mas se eu colocar a vareta fica acima do limite. Segundo eles, eles seguem o que a fabricante diz...

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - leothompson - 10/01/2014 11:51

(10/01/2014 07:32)ThiagoLampar Escreveu:  Eu tenho um Expression 1.0 16v. Sempre vou na autorizada da Renault, e eles colocam o que esta no manual. 4 litros, mas se eu colocar a vareta fica acima do limite. Segundo eles, eles seguem o que a fabricante diz...

aaa sei la! to com muito medo sobre isso...

veja isso

A lubrificação de um motor é feita por dois processos:

1º) Através das tubulações e canalizações internas no bloco do motor e no cabeçote que recebem óleo sob pressão enviado pela bomba de óleo : Por este sistema são lubrificados todos os mancais do virabrequim , mancais das bielas, dos pinos de pistão, do eixo de comando de válvulas, balancins, tuchos, etc, etc ) .

2º) Através dos "respingos" dos contrapesos do virabrequim ( isso mesmo: óleo que é respingado dentro da parte de baixo do motor quando os contrapesos "batem" no óleo que fica no fundo do carter e o espirra para todos os lados !

Estes sistema ( na verdade uma chuva de óleo espalhado por todos os lados ) joga óleo na parte de baixo dos cilindros e lubrifica os pistões ;

Em motores de alto desempenho existe uma tubulação de óleo auxiliar montada dentro do carter que "borrifa" óleo sob pressão na pate de baixo dos cilindros para melhorar a lubrificação e resfriar os pistões ( os motores do Fiat Marea /Alfa Romeo são assim ) .

Então, se o nível do óleo estiver muito acima do máximo ( até 500 ml a mais não é significativo, ok? ) o virabrequim trabalhará mergulhado no óleo e não ocorerrá a batida dos contrapesos na superfície do óleo e o óleo não será respingado e a lubrificação da parte inferior dos pistões será prejudicada ...e o motor pode até fundir !!

veja o video abaixo falando sobre

http://www.youtube.com/watch?v=vkeU19agT_8

RE: Bobina Ignição(limpeza contatos) - Wagner Araujo - 14/03/2017 13:48

(09/01/2014 23:49)Thiago Chalegre Ataíde Escreveu:  Me desculpem a demora em responder, mas o problema foi resolvido com a troca da bobina!

Abraços!

Qual a marca da bobina Thiago?