Logan Clube do Brasil
oleo sintetico - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: oleo sintetico (/thread-1551.html)

Páginas: 1 2 3 4 5

oleo sintetico - chrystian - 05/05/2014 16:55

comprei um logan 1.6 16v privilege 2009 e o oleo que foi colocado , foi um semi sintetico, que está por vencer , foi o 10w40 colocado pelo antigo proprietario. Realmente o oleo ainda está novo, pois vi ao verificar o nivel. Pergunto: quando eu for trocar , posso colocar um oleo sintetico(claro trocando o filtro de oleo tbm)?quantos kilometros eu posso rodar com este oleo, uma vez que "dizem" que o semi-sintetico roda até 10.000 km.Grato pelas dicas.

RE: oleo sintetico - alanjunio - 05/05/2014 17:34

Eu particularmente não troco óleo a cada 10k, meu logan 2012 desde zero sempre fiz as trocas usando 10w40 semi-sintético trocando a cada 7,5k
Se for usar óleo sintético opte pelo 5w40 sintético de preferência com uma classificação API-SN que é a mais moderna, as trocas tanto sintético quanto semi-sintético é sempre a cada 10k ou menos, quem diz o tempo de troca do óleo é o fabricante do carro e não o fabricante do óleo, e em todas as trocas troque filtro de óleo, de ar e de combustível.

RE: oleo sintetico - chrystian - 05/05/2014 18:01

ok. agradeço sua orientação , pois como fiquei na dúvida pq o carro é super conservado, quero colocar o melhor nele.

RE: oleo sintetico - Jsilva11 - 05/05/2014 21:26

O filtro de óleo é bom trocar a cada troca. Já os filtro de ar e combustível não acho necessário a troca a cada 10k, acho q é um gasto desnecessario, visto que pode se esperar um pouco mais pra troca.

RE: oleo sintetico - JRomão - 06/05/2014 08:09

RE: oleo sintético

O manual do fabricante orienta que o óleo seja trocado a cada 10.000km desde que não trafegue em condições severas, filtro de óleo a cada troca, filtro de combustível a cada 10.000km e o filtro de ar uma troca outra não, em média a cada 15.000km.
Vale como lembrete que ainda é considerada uma manutenção de baixo custo, em média R$ 220,00 por um período aprox. de seis meses, em relação a uma manutenção corretiva após alguns anos de uso.

São consideradas condições severas de uso:

Uso de marcha lenta por longos períodos ou operação contínua em baixas rotações;
Quando a maioria dos percursos não exceder 6 km (trajetos curtos) com o motor não completamente aquecido;
Operação em estradas de poeira e areia;
Transportar com freqüência reboque ou carreta;
Utilização do veículo para táxi.

Logan expression 1.6 8v _ 2011.

RE: oleo sintetico - alanjunio - 06/05/2014 09:10

É um completo absurdo a renault pedir pra trocar o filtro de ar uma vez sim e outra não, toda vez que troco meu filtro de ar ele sai imundo, o custo destas peças é muito baixo em relação aos problemas que o prolongamento da troca possa trazer, prefiro pecar por excesso que por desleixo, o filtro de combustível e o de ar troco a cada 10k, o óleo juntamente com o filtro de óleo a cada 7,5k e tanto o filtro de combustível como o de ar saem imundos, meu carro já vai pra 50k e não engasta, roda fino, tinha um corsa que sempre seguia este período de manutenção e vendi ele com 105k/km com o motor super limpo por dentro. Lembrem-se a manutenção preventiva é sempre melhor que a manutenção corretiva.

RE: oleo sintetico - chrystian - 06/05/2014 09:58

Alan, concordo com vc em relação ao tempo ou km rodado para as trocas destas peças e tbm discordo da troca do filtro de ar a cada 15km. Prefiro tbm a manutenção preventiva à corretiva

RE: oleo sintetico - Admin - 06/05/2014 10:48

Eu troco tudo (filtro de ar do motor, filtro de combustível, óleo, filtro de óleo e filtro do ar condicionado/cabine) a cada 10 mil km. Vocês já compararam um filtro de ar condicionado velho com 10 mil km com um novo?

RE: oleo sintetico - jdonadel - 06/05/2014 19:18

eu também troco tudo, até os 60000km colocava oleo 5w30 + militec, agora coloco 5w40 + militec.
além de fazer geometria e rodizio, o meu pneu é o michelin xm2 que troquei quando o logan tinha 892km pois não gosto do gps3

RE: oleo sintetico - Storm25 - 16/07/2014 01:29

O óleo recomendado pro Logan pode ser o 10W40, ok?

Posso optar pelo semissintético? Recomendam alguma marca além de ELF?