Logan Clube do Brasil
Ar condicionado molhando dentro do carro - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Ar condicionado molhando dentro do carro (/thread-2463.html)

Páginas: 1 2 3

Ar condicionado molhando dentro do carro - PauloV8 - 13/01/2015 11:39

Boa tarde amigos!
Fiz uma pesquisa e não achei esse tipo de assunto (caso tenha horatio, me direcione)
mas cheguei ontem de uma viajem de 495 km de ida entre Rj e Pico da Bandeira (divisa entre MG e ES pela roça) fiz uma parada em Além Paraiba e outra em Fervedouro. Com velocidades entre 110 e 130 chegando a colocar 145 em alguns trechos, fiquei maravilhado com o meu carro. Adquiri ele a cerca de um mês e só havia andado por perto, li alguns tópicos de pessoas falando mal de estabilidade em curvas... no "meu" digo que é maravilhoso! em curvas, retomadas, subi a serra de Teresópolis de 4° com lotação completa e ar ligado. Mas... é sobre o bendito ar que quero falar.
Numa dessas paradas, enquanto a família ia esticar as pernas fui revisar o carro e percebi que no lado do carona tanto atras quanto na frente estava uma poça! MUITO MOLHADO! na hora não me preocupei pq por ali não passa nada de agua, pensei então que poderia ter sido um mole do lava jato antes de viajar. Hoje pela manha fui revisar o carro (após chegada de viajem) e de novo meu assoalho molhado... e fui a busca; quando vi pingando agua do ar condicionado dentro do carro de baixo do painel. Alguém ja passou por isso? qual solução tiveram? teve tb um odor de gasolina por fora do carro no lado direito ( muito fraco e nem sempre acontecia) mas isso é pra outro tópico.

Logan 2008 1.6 8V 110.000 km

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - jdonadel - 13/01/2015 11:43

a questão da água pode vir de dois lugares:
- seu radiador de água dentro do painel usado no ar quente pode estar furado, ai você percebe isso verificando o nível de água do radiador do motor no reservatório do motor.
- sua saída de água do condensador do ar condicionado pode estar bloqueado ou desconectado, não sei arrumar sem desmontar o painel todo.

sobre o cheiro de gasolina, ou é furo ou o canister entupido.

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - PauloV8 - 13/01/2015 12:01

nossa... desmontar o painel todo Triste . Pq o nivel do reservatório do radiador está ok.
e quanto ao tal canister? onde fica isso? deitei de baixo do carro e nada vazava tirei o banco traseiro e nada tb
Aaaaa ( lembrei de um detalhe ) enchi o reservatório de gasolina ( la na frente) e o msm esvaziou muito rapido ( pelo menos eu achei ) isso é normal?

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - jdonadel - 13/01/2015 12:11

não é normal esvaziar a gasolina do reservatório rapidamente, se o seu carro apresenta falhas pode ser a válvula que controla a gasolina na fase fria quando se usa alcool, ao contrário é alguma parte quebrada na estrutura do reservatório.

com relação a agua, o fato é que o ar quente é resultado da passagem de agua do radiador do motor por dentro do painel de instrumentos, se estiver vazando eu acredito que precisa tirar o painel.
mas se o nível da agua esta bom, então deve ser o esgoto do a/c.

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - Admin - 13/01/2015 20:06

Sobre a gasolina aposto que seja o reservatório da partida a frio, provavelmente ele está furado ou a tampa não foi fechada adequadamente ou até ela pode estar com problemas, isso é comum afinal ele fica pegando todo o calor do motor e pode se deformar.

Sobre a água dentro do carro, quando ela pingou estava quente ou gelada? Se tiver quente é do radiador do ar quente, se tiver gelada ou fresca pode ser do condensador sim, mas isso pode ser mais simples do que se imagina: ele pode estar entupido naquela mangueirinha que faz a água dele ser jogada no chão, ligue o ar por algum tempo parado e veja se forma poça de água embaixo ou se a água está pingando em cima do escapamento, se não tiver nenhuma das duas opções pode tentar desentupir esse mangueirinha com algum arame o coisa assim. Certa vez isso aconteceu comigo na minha Meriva e era essa bendita mangueirinha, só que na Meriva ela ficava praticamente fechada e formou-se limo que acabou tampando ela e vazando dentro do carro. Quando o cara da loja de ar condicionado tirou ela ele tomou um banho devido quantidade de água represada no condensador. Então ele cortou um pedacinho na ponta para deixar ele um pouco mais aberta e nunca mais entupiu. O serviço foi tão fácil que o dono da oficina nem quis me cobrar e mandou dar apenas uma gorjeta para o funcionário dele.

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - jdonadel - 13/01/2015 21:21

Onde fica essa mangueira?

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - PauloV8 - 14/01/2015 15:10

Não observei quanto a temperatura da água... mas se for o tal radiador ( no caso quente )ou o condensador ( no caso frio) e a tal mangueira estiver ok ai terei que remover meu painel? caso o 'esgoto' estiver ok?
faço minha a pergunta do jdonadel

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - jdonadel - 14/01/2015 15:19

pois então, se for o vazamento de água do motor pelo aquecedor dentro do painel, sinto muito, precisa tirar o painel.
você precisa observar se a temperatura sobe ou se a água do reservatório de expansão baixa.

se for o cano do esgoto, não sei onde fica a mangueira mas talvez não precise tirar o painel.

o ideal é verificar se a temperatura sobe e se a água do motor baixa, ai você se preocupa.

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - DanielJP - 14/01/2015 20:10

Se for igual do Logan 2014 que deve ser pela aparência dos comandos externos no console, tirando o modelo de ar automático, tem que tirar aquele porta copos que fica na coifa do cambio que tem a tomada 12v na verdade só soltar e levantar até onde conseguir, você vem tirando desde o porta copo do banco traseiro que é uma peça travada na outra dai olhando pelo lado do passageiro onde fica os pés você consegue ver uma mangueira e a conexão do dreno, ali é bem simples e bem fácil de soltar e encaixar. O cano do dreno do Logan novo passa para por baixo de isopor do lado do motorista passando entre o acelerador e o extintor. Tento a chave torx e o minimo de cuidado para tirar os plásticos é bem fácil de resolver caso exista um vazamento ou tenha somente soltado a conexão.

Tem um parafuso dentro do porta copo traseiro tem que soltar o acabamento do copo para ter acesso ao parafuso.

RE: Ar condicionado molhando dentro do carro - Admin - 15/01/2015 00:11

Tem um tópico aqui que mostra o local dessa mangueira para os modelos mais antigos, você a vê por baixo do carro no assoalho na frente logo atrás do motor. Se não me engano tem um tópico em que isso é dito, use a busca daqui ou a do Google (colocando site:loganclube.com.br depois das palavras desejadas).