![]() |
|
niveis de óleo motor e arrefecimento - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Oficina (/forum-4.html) +--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html) +--- Tópico: niveis de óleo motor e arrefecimento (/thread-390.html) Páginas: 1 2 |
niveis de óleo motor e arrefecimento - robson - 24/06/2012 12:40 fala Horátio, olá para todos. Eu acho que estou com uma questão séria e preocupante no meu Logan 2010/11 1.6 8V, por isso o texto é longo mas acho que estou especificando bem a coisa... O mesmo está com quase 17.000 Km e fará 2 anos agora em Julho, quando já agendei a segunda revisão. A primeira revisão chegou com apenas 7.500 Km, nível de óleo 3/4 e nível de arrefecimento praticamente ainda na marca máx. do reservatório. Nos últimos meses andei verificando o nível de óleo do motor, estava sempre acima da marca máx. da vareta, coisa de uns 5mm e só não me preocupava pois lendo a respeito na internet isto podia ser considerado normal nesta condição, se fosse mais ainda além da marca é que poderia ser indício de um problema no sistema. Eu uso pouco o carro como vocês devem ter percebido ( 17.000 Km em 2 anos ... ) sendo que metade disto foi em estrada; e na cidade aqui em Santos é tranquilo andar. Faço questão de anotar que não ligo para consumo urbano, pois nunca ando em baixa rotação ( abaixo de 2.000 RPM ) para atingir a ótima marca de 8Km/L de consumo urbano, pois sei que isto afetaria a qualidade da lubrificação do sistema com a questão do sistema não ter atingido a temperatura ideal de funcionamento; o consumo rodoviário para mim é o mais importante pois ali vejo a performance do veículo com carga em altas velocidade/rotação ( 120Km/h ; 3500 RPM ; 5 passageiros e porta-malas cheio ; ar-condicionado ligado ), nesta situação meu Logan atinge 14,7 Km/L na gasolina e 10,5 Km/L no etanol, desde quando comecei a aferir o consumo ( após fase de amaciamento conforme especifica o manual ). Levei a concessionária e o mecânico que me atendeu disse que isto é normal, afinal eu não notei consumo alterado, o carro parte perfeitamente ( já estou no 4° tanque consecutivo de Etanol com Pódium no tanquinho só para verificar a performance geral do carro e do sistema de partida a frio justamente neste frio que está fazendo em Santos ), não há fumaças branca, azul ou qualquer que seja saindo pelo escapamento nem fica pingando água, o carro não treme, não morre, a cor do óleo lubrificante parece estar normal, enfim parece estar tudo normal, e o mecânico me afirmou que posso rodar tranquilamente... Só que estou preocupado pelo que a pouco andei pesquisando, será que posso ter constatado algum problema inicial de vedação no motor, ou seja, o líquido de arrefecimento estar penetrando aos poucos e se misturando bem pouco com o óleo lubrificante, justificando não abaixar o nível de óleo e ainda ter baixado o de arrefecimento a metade da indicação do reservatório ? Digo isso porque no manual de garantia e manutenção é feito o controle dos níveis ( incluindo o de arrefecimento ) em cada revisão de 10.000 Km, e substituição do mesmo só em 80.000 Km Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - japaxande - 24/06/2012 20:12 Meu carro está com 25000km e revisões e troca de óleo feita na css.Sou o segundo dono e fui dar uma olhada no nivel de óleo e não consigo checar com certeza pq fica meio q um resto no duto q mancha a vareta acima do nivel....meu carro é um Privilege 1.6 16v 2008. Não percebi nada de errado até agora, tipo fumaça ou barulho estranho no motor. Alguém tem esse problema tbm? Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - Mr. Car - 24/06/2012 21:50 (24/06/2012 20:12)japaxande link Escreveu: Meu carro está com 25000km e revisões e troca de óleo feita na css.Sou o segundo dono e fui dar uma olhada no nivel de óleo e não consigo checar com certeza pq fica meio q um resto no duto q mancha a vareta acima do nivel....meu carro é um Privilege 1.6 16v 2008. Realmente, é um saco ver o nível de óleo no Logan, pelo problema que você relatou: o óleo do duto suja a vareta acima do nível. Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - japaxande - 24/06/2012 22:00 Isso de sujar a vareta acontece com vc tbm?Ou vc já viu com outros? Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - Admin - 24/06/2012 23:01 robson, o nível do líquido de arrefecimento abaixar é normal, ainda mais quando se completa apenas com água, que evapora mais facilmente. No óleo do motor você tem que verificar se ele aparenta estar "aguado" ou "espumante", caso contrário não terá indícios de contaminação. Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - robson - 26/06/2012 05:27 então Horatio, até entendo que o nível de água arrefecimento baixa, apesar de ter chegado a primeira revisão um pouco abaixo da marca máx. e agora vai chegar a segunda revisão a metade do reservatório, eu nunca completei ! Isso tudo me fez pensar, o nível de óleo lubrificante obviamente tem que baixar, e não aumentar, estou certo ? Apesar de que, como mencionei, não enxergo ( Eu ) problema algum no veiculo decorrente disso, o que me faz pensar talvez na primeira revisão colocaram óleo em excesso, agora imagina o quanto para 1 ano depois ( Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - Admin - 26/06/2012 07:56 Você quer que o carro em 2 anos não abaixe água?! Isso é impossível! E seu carro está excelente pelas suas descrições, tudo está normal e impecável. O nível de óleo do motor não tem que abaixar, o normal é não abaixar e é apenas aceitável ele abaixar um pouco, mas nada muito gritante. E como você não verificou o nível na concessionária, quando foi feita a troca, não tem como saber se eles colocaram demais, mas tudo leva para este lado. Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - chelottipr - 26/06/2012 10:47 robson, pegue o carro e leve em um mecânico que tenha condições de testar a tampa do reservatório para ver se está mantendo a pressão correta. Essa tampa costuma não apresentar vazamento aparente, pois a água evapora rapidamente por ela. Já vi casos do mecânico comprar 4 tampas de diferentes marcas e nenhuma vedar corretamente. Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - Admin - 26/06/2012 16:44 chelottipr, eu daria esse conselho se o carro dele fosse bem usado, mas o carro dele tem 2 anos, apenas 15 mil km e NUNCA foi completado água... Re:niveis de óleo motor e arrefecimento - robson - 27/06/2012 05:59 Horatio, do jeito que cheguei na 1. revisão acredito que até o líquido de arrefecimento tem que baixar pouco com o tempo não só o do óleo lubrificante, mas de qualquer forma existe um problema: o nível do óleo estar alto. E como não tenho como saber qual é a razão ( pode ter sido uma troca excessiva de óleo na primeira revisão como suspeitamos ), isto já pode ter comprometido a durabilidade de algum componente do sistema ? Eis a razão do meu post, independente se foi excesso de óleo na troca ou o motor ( o que seria pior eu acho ) ou seja não vai demorar muito e terei problemas ? Horatio, o que eu posso fazer então na próxima revisão, já que até lá o mecânico/concessionária me disse que posso rodar tranquilamente, solicitar algum tipo de análise à concessionária, apesar da falta de sintomas característicos eles tem como saber a origem desse problema ? |