Logan Clube do Brasil
pastilha e disco de freio - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: pastilha e disco de freio (/thread-4186.html)

pastilha e disco de freio - Marcelo Santos - 10/03/2017 11:44

Bom dia a todos, acabei de fazer o meu cadastro no site, parabéns aos administradores, o site já me ajudou muito!

Temos um Logan 2014 modelo 2015 com 50.000km

A concessionária me pediu para realizar a troca das pastilhas dianteiras (R$ 233.00) e dos discos de freio dianteiros (R$ 350,00).

Sei que a maneira de conduzir e o tipo de estrada vão influenciar muito na durabilidade das peças, mas gostaria de saber qual é a media de durabilidade destas peças para motoristas que tem uma condução suave e veículos que andam 50% nas cidades e 50% nas estradas.

RE: pastilha e disco de freio - alanjunio - 10/03/2017 14:08

Não há um padrão pra durabilidade de discos e pastilhas, justamente pelos ítens que você sitou, o modo de condução varia mto de motorista pra motorista, você não é obrigado a trocar estes ítens na concessionária só pq seu carro está na garantia, 90% é empurroterapia, no seu mecânico de confiança estes ítens sai pela metade do preço ou menos, pergunte a concessioária, qual a medida que seu disco está e qual a medida limite? a mesma coisa para as pastilhas, elas tem uma espessura mínima, faça uma inspeção visual e veja o estado das pastilhas quanto ao material de atrito, e veja se os discos já estão com bordas bem salientes.

RE: pastilha e disco de freio - JBCury - 10/03/2017 14:13

(10/03/2017 11:44)Marcelo Santos Escreveu:  Bom dia a todos, acabei de fazer o meu cadastro no site, parabéns aos administradores, o site já me ajudou muito!

Temos um Logan 2014 modelo 2015 com 50.000km

A concessionária me pediu para realizar a troca das pastilhas dianteiras (R$ 233.00) e dos discos de freio dianteiros (R$ 350,00).

Sei que a maneira de conduzir e o tipo de estrada vão influenciar muito na durabilidade das peças, mas gostaria de saber qual é a media de durabilidade destas peças para motoristas que tem uma condução suave e veículos que andam 50% nas cidades e 50% nas estradas.
Marcelo.
Quanto aos discos acho que com 50.000km ainda deveriam estar bons.
Faça uma avaliação com seu mecânico de confiança para evitar a troca desnecessária.
Você pode fazer a troca das pastilhas fora da concessionária e não perderá a garantia. O preço é bem mais em conta.
Quando fui fazer a revisão dos 30.000km me sugerirão a troca das pastilhas mas como achei muito cara indaguei se trocasse com meu mecânico perderia alguma garantia e o chefe da mecânica da concessionária disse que não.

RE: pastilha e disco de freio - JLEO - 10/03/2017 15:10

Camarad,

Logan 2012 1.6 - Troquei pastilha e disco com 38.000. As pastilhas estavam com +
de 70% de desgaste e os Discos estavam com um Friso fundo em toda Volta.

Pastilhas = R$ 65,00 - Cobreq.
Discos = R$ 180,00 - Vargas.

M.Obra = R$ 110,00 - + - um ano atrás.

Abraço,

Leo

RE: pastilha e disco de freio - alanjunio - 10/03/2017 17:03

Normalmente eu troco os discos com 80k e as pastilhas com 40, ou seja, um disco roda dois jogos de pastilhas.

RE: pastilha e disco de freio - Marcelo Santos - 12/03/2017 17:22

Obrigado pelas respostas, vou conversar com meu mecânico de confiança e vou trocar fora da concessionária mesmo. O carro completa 2 anos agora em maio e acaba a revisão por isso não vou mais fazer revisões na Renault

RE: pastilha e disco de freio - Storm25 - 13/03/2017 08:36

Esses itens acha mais barato no paralelo; discos Freemax Carbon são bons e bem comentados em vídeos no Youtube; coloquei deles num Privilege 2008 1.6.

As pastilhas não lembro as boas recomendações, mas tem trópico sobre isso aqui no fórum, pesquise ai.