|
Dúvidas quanto a troca de pneu
|
|
27/02/2014, 06:36
|
|||
|
|||
|
RE: Dúvidas quanto a troca de pneu
pneu novo traseira='8461' dateline='1393477985']
Pode até ser recomendado, horatio, mas num carro que FREIA, ACELERA e VIRA com as rodas da frente, colocar pneus novos na traseira não é uma boa. [/quote] Você está completamente errado! TODAS as publicações especializadas fizeram diversos testes para provar que os pneus novos devem ficar na traseira, existem dezenas de vídeos no Youtube, dê uma assistida neles e pare de colocar a vida dos outros em risco! Esse assunto de pneus novos atrás já foi debatido aqui: http://www.loganclube.com.br/thread-533-post-3365.html Vou colar mais vídeos lá. Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil Visite nosso Twitter! Garagem Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023 Garagens Antigas Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013 Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata |
|||
|
27/02/2014, 08:29
(Resposta editada pela última vez em: 27/02/2014 08:42 por Acrof.)
|
|||
|
|||
|
Nananana! Sei muito bem do que estou falando! xD
Esses vídeos todos são feitos com pneus CARECAS, e em pista molhada, o que é pior. Não conseguem escoar a água, logo sofrem com aquaplanagem logo de cara. Nada mais óbvio. Releia o que eu disse: Se os pneus traseiros, mesmo não sendo novos, ainda estiverem OK, não há problema em mantê-los ali. Um pneu careca na frente tem seu poder de frenagem MUITO comprometido, então na pista SECA (90% do tempo que vc dirige) vc vai levar muito mais metros para parar. Principalmente num carro sem ABS, onde as rodas travarão, piorando ainda mais o rendimento destes pneus. Se um pneu michelin consegue parar 5 metros antes do que um pneu concorrente, imagina em comparação com um pneu careca, imagine que sejam 10 metros de diferença de frenagem. É a diferença entre vc sair vivo intacto, ou ficar preso às ferragens debaixo de um caminhão. PS: Re-assisti todos os vídeos à esse respeito no youtube só pra relembrar que o que eu disse ainda é válido. Repare no famosíssimo vídeo que temos no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2TbduEi6hKs Deve ser desse que vc está falando mais. Pois bem, o único motivo de ele ter conseguido corrigir a trajetória do carro no segundo momento, foi porque os pneus dianteiros eram novos. Ele acelera, vira o volante na direção contrária à da saída da traseira, e corrige a trajetória do carro. Repare que nesse momento crítico, se não fosse a capacidade superior do pneu novo na dianteira, ele teria perdido o controle do carro. Parem, PELOAMORDEDEUS, de achar que a traseira do carro só derrapa com pneu careca, isso é FALSO. Um buraco, uma poça de óleo, ou mesmo uma roda que cai no meio fio, fazem com que a traseira perca a aderência e patine. Nessa hora, se seu carro não tiver ABS, você só pode depender dos pneus dianteiros para te salvar. |
|||
|
27/02/2014, 11:03
|
|||
|
|||
(27/02/2014 02:13)Acrof Escreveu: Pode até ser recomendado, horatio, mas num carro que FREIA, ACELERA e VIRA com as rodas da frente, colocar pneus novos na traseira não é uma boa. Por tudo o que foi dito, também continuo adepto dos novos na frente, como aliás, sempre foi, até que alguém viesse inventar essa moda de novos atrás. Pelo menos em carros de tração dianteira, novos na frente. Sempre. Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto! |
|||
|
27/02/2014, 11:23
|
|||
|
|||
|
Frisando novamente: não estou falando pra ninguém usar pneus RUINS, nem na frente, nem atrás. Se estão gastos, com bolha, ou danificados devem ser trocados por pneus NOVOS, não remold (lixo).
Apenas disse que se os pneus traseiros estiverem em bom estado (mesmo não sendo novos) podem ser mantidos lá sem problemas. Eles terão a mesma capacidade de aderência que sempre tiveram, e você já estava rodando com eles ali de qualquer forma. Vou ilustrar melhor, com o meu próprio carro: Quando peguei ele troquei apenas dois dos pneus por novos, porém de marca genérica, coloquei na frente, pois os traseiros ainda estavam em condições de rodar. Nunca patinou a traseira, mesmo em frenagens bruscas. Mas deixemos isso de lado. Insatisfeito com a performace A SECO desses pneus na dianteira, comprei um par de Michelin Xm2, coloquei na dianteira, e os meus não tão novos genéricos (apenas 2mil Km rodados), foram para a traseira. Reparem que o pneu "velho" é tão pouco rodado, que isso não interfere em nada na sua performace. Não vão patinar como um pneu desgastado/careca. O pneu novo, Michelin, colocado na dianteira, tinha como principais característica a excelente performace de frenagem, aderência superior, e resistência a impacto. Vantagens que SOMENTE seriam aproveitadas com esses pneus na FRENTE. Rodo com o carro com essa configuração a mais de um ano (2mil Km). Sempre mantendo tudo calibrado semanalmente. E nem preciso dizer né? Nunca tomei susto algum. Os Michelin se sairam infinitamente melhor na frente do que os que antes estavam, o carro freia pra *aralho, vira pra *aralho, e até em arrancadas ele canta menos que o anterior, por possuir aderência muito superior. |
|||
|
27/02/2014, 12:06
|
|||
|
|||
|
Inclusive no carro com tração traseira, eu colocaria os pneus novos na dianteira... Como já disse, se perder o controle na traseira, ainda dá pra consertar... Mas se perder da dianteira, um abraço meus amigos!
Atualmente: Hyundai Santa Fe V6 3.5 4x4 2011/2012 Renault Logan 2011/2012 1.6 16v Expréssion Automatic Cinza + Airbag e ABS Renault Sandero 2013 1.0 16v Expréssion Prata + Airbag e ABS Já tive: Renault Sandero 2012/2013 1.6 16v Privilége Automatic Prata + Airbag e ABS Renault Logan 2011 1.6 8v Expréssion Prata + Airbag e ABS Renault Sandero 2010 1.0 16v Expréssion Prata Renault Logan 2009 1.6 8v Expréssion Prata Sorocaba - SP |
|||
|
27/02/2014, 15:02
|
|||
|
|||
|
Nossa, nunca vi tanto absurdo! Não conhecer do assunto é uma coisa mas mesmo com todas as publicações especializadas falando a mesma coisa e mesmo assim continuar teimando e fazendo errado é no mínimo uma tremenda irresponsabilidade com a vida dos outros! Só não esqueçam de assumir suas responsabilidades em caso de acidentes...
Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil Visite nosso Twitter! Garagem Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023 Garagens Antigas Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013 Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata |
|||
|
27/02/2014, 15:15
(Resposta editada pela última vez em: 27/02/2014 15:23 por Mr. Car.)
|
|||
|
|||
(27/02/2014 15:02)horatio Escreveu: Nossa, nunca vi tanto absurdo! Não conhecer do assunto é uma coisa mas mesmo com todas as publicações especializadas falando a mesma coisa e mesmo assim continuar teimando e fazendo errado é no mínimo uma tremenda irresponsabilidade com a vida dos outros! Só não esqueçam de assumir suas responsabilidades em caso de acidentes... Há controvérsias, conforme já citei, inclusive com gente muito conhecedora do assunto defendendo a colocação dos novos nas rodas dianteiras, como sempre foi até inventarem essa moda. É claro que os de trás precisam estar em condições aceitáveis, não totalmente "carecas" ou quase "carecas". Aí sim, é irresponsabilidade. Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto! |
|||
|
27/02/2014, 17:09
|
|||
|
|||
|
Não é nem irresponsabilidade, é suicídio mesmo. xD
|
|||
|
27/02/2014, 21:05
|
|||
|
|||
|
Leiam o que a Goodyear diz a respeito:
Quando adquirir apenas 2 pneus, a instalação dos mesmos deve ser no eixo traseiro do veículo. Saiba porque: PNEUS USADOS Pneus usados (ou mais velhos), por já terem rodado, sofreram durante sua vida uma série de solicitações (como impactos) e tiveram sua carcaça exercitada durante este período, ou seja, todo o conjunto já está trabalhando a algum tempo e acumula uma quantidade de ciclos de trabalho, durante a movimentação e absorção dos impactos, etc.. Traduzindo estes pneus estão mais fadigados. Portanto, estes pneus estão mais suscetíveis a terem sua integridade ameaçada como, por exemplo, num impacto causado por um buraco ou objeto na pista, podendo falhar. Numa condição como esta, é sempre mais fácil para o condutor controlar um veículo com os pneus dianteiros danificados, do que controlar o veículo com os pneus traseiros nestas condições, pelo simples fato que temos controle sobre o eixo dianteiro através da direção. CONDIÇÃO ANÁLOGA Em condição análoga, se estivermos andando com o carro na chuva, uma saída de traseira (oversteer) causada por pneus mais velhos (com pouca capacidade de escoamento) também é mais difícil de controlar do que a saída de dianteira (understeer) para a qual basta diminuir a velocidade e frear levemente para recuperar o controle do veículo. O controle da saída de traseira pode ser feito virando a direção rapidamente na direção da saída da traseira do veículo como, por exemplo, o que fazemos quando pilotamos veículos de rally, porém este ato não é tão natural e o condutor comum numa velocidade acima de 100 km/h não teria muita chance e iria certamente rodar; O mesmo para uma escorregada no seco de traseira x dianteira. FRENAGEM NO SECO Em frenagens no seco, devido à força de frenagem estar distribuída em cerca de 65% na dianteira e 35% na traseira (estes números oscilam de acordo com o veículo, mas sempre com mais pressão na dianteira), pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos: os pneus terão área de contato maior com o solo pois já estão "assentados" e também por estarem com menor altura de borracha na rodagem, há menor movimentação dos blocos e lâminas e portanto maior performance de frenagem. Por falar em troca de pneus, ao adquirir pneus novos, lembre o vendedor de lhe entregar o Certificado de Garantia. Publicado na Goodyear em http://www.goodyear.com.br/pneus-carro/c...eus-novos/ É, a Goodyear não entende nada mesmo.... kkkkkkkkk Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil Visite nosso Twitter! Garagem Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023 Garagens Antigas Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013 Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata |
|||
|
27/02/2014, 21:29
|
|||
|
|||
|
Como eu disse, isso não é unanimidade. É o que um fabricante acha. Os argumentos do Bob Sharp me convenceram, estes, não. Além disso, tenho 32 anos de habilitação, muuuuuuita rua, muuuuuuita estrada, sempre procedi da forma antiga (novos na frente), e nunca me meti em encrenca. Kkkkkkkkkkk.
Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto! |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda