![]() |
|
Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - Versão para Impressão +- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br) +-- Fórum: Geral (/forum-3.html) +--- Fórum: Notícias (/forum-7.html) +--- Tópico: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R (/thread-2108.html) |
Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - Admin - 25/09/2014 23:03 Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R ![]() A dupla Sandero e Logan da Renault já passou pelo AUTOPOLIS em três situações diferentes, durante a avaliação do sedã e também do hatch, além da Visão do Consumidor com o Sandero. Recentemente, sem muito alarde a montadora francesa lançou as versões automatizadas dos seus dois modelos mais vendidos e fomos conferir o funcionamento do câmbio Easy-R. As virtudes do Logan já são conhecidas, como seu surpreendente espaço interno e o design finalmente bem acertado e harmonioso. Por dentro, comandos à mão e um desenho agradável, apesar de algumas falhas de acabamento e dos bancos traseiros duros, fazem o sedã compacto-grandalhão provar o seu valor. Nas versões com câmbio manual o rodar é agradável, porém o motor 1.6 é antigo e passa a impressão, tanto no Logan, quanto no Sandero, de que o carro é pesado. ![]() Como de praxe, chegamos às concessionárias Valec Campinas e Renault Concorde, ambas em Campinhas (SP) para ver como o modelo estava sendo vendido. Mas, por se tratar de uma novidade e ser o nosso primeiro contato com o modelo, vamos abordar inicialmente as impressões ao se dirigir o Logan Easy-R. E, de cara, é possível afirmar que o novo câmbio joga por terra todos os elogios que fizemos acima ao Logan. O câmbio automatizado de embreagem única da Renault é fabricado pela ZF, enquanto os concorrentes I-Motion da Volkswagen (exceto o do Up), Dualogic da Fiat e o Easytronic descontinuado pela GM junto com o Agile, são de origem Magneti Marelli. Prometido como uma opção mais evoluída do que os concorrentes, o Easy-R decepcionou em todos os sentidos. O funcionamento passa longe da suavidade no engate até a terceira marcha. Já o funcionamento das seguintes, quarta e quinta, se aproxima ao de um câmbio automático regular. Por conta dos acertos promovidos pela Renault, as rotações nas duas primeiras marchas são esticadas até 3.500 rpm, seguido de um tranco para o engate. Ainda assim, as reduções não são perceptíveis, não sendo diferente dos concorrentes. Mesmo na opção de troca manual, o funcionamento ainda mantém as mesmas características ruins. ![]() Outro grande problema é que o Easy-R é um câmbio extremamente lento e constantemente se perde em qual marcha deve engatar. Em diversas situações a caixa robotizada não foi capaz de perceber o comando de aceleração mais forte para vencer uma subida, mantendo uma marcha não indicada para a situação. No caso mais grave, durante uma subida íngreme, o Logan Easy-R perdeu totalmente a força para continuar o trajeto, praticamente parou e engatou novamente a primeira marcha, elevando a rotação aliada a um grande tranco. A situação mais crítica se deu pela falta do creeping instantâneo, como nos carros automáticos comuns. A Renault enaltece a presença deste recurso no câmbio de Sandero e Logan Easy-R, porém ele ocorre apenas alguns segundos após o pedal do freio ser liberado. Em manobras de estacionamento em ruas com pequenas inclinações, o risco do carro descer e atingir outro parado atrás é grande, em especial com motoristas pouco experientes. Durante o test-drive a ausência deste recurso, visto que era um item esperado, resultou em alguns sustos. ![]() Atendimento automatizado de embreagem única Se durante o Visão do Consumidor do Sandero as concessionárias Renault não mostraram boa forma como o hatch, desta vez a experiência foi ainda mais decepcionante. As revendas visitadas foram diferentes das anteriores, sendo agora a Valec Campinas e Renault Concorde. Em ambos os casos algumas informações foram passadas de maneira totalmente errada, além de erros simples que podem mostrar uma falta de capacitação dos vendedores. A Renault Valec Campinas possui um showroom pequeno, suficiente apenas para três carros. No dia da visita, apenas Logan, Duster e Sandero estavam expostos. Atendido prontamente, a apresentação do carro seguiu o que é feito em feirões de carros usados: todas as informações do carro jogadas como em uma lista fornecida pela marca. Dúvidas mais específicas sobre o modelo não foram sanadas. Houve erros de informação até mesmo quando perguntamos sobre outros modelos da própria Renault: no caso, foi alegado que Duster e Fluence possuem câmbios automatizados de dupla embreagem, sendo que no SUV é usada a caixa automática de quatro marchas, enquanto o sedã conta com o câmbio CVT usado também pelo Nissan Sentra. O preço correto do Logan Easy-R não foi divulgado, apenas um chute de “R$ 50 mil”. ![]() A experiência na Renault Concorde não foi muito melhor. Apesar do showroom melhor e mais amplo, o atendimento foi feito de maneira evasiva e sem interesse. O carro foi descrito sem grandes destaques positivos, porém alegações como a presença de ar-condicionado “automatizado” na versão topo de linha ou o equívoco ao relatar que Sandero e Logan com ar-condicionado analógico não possuem controle de temperatura, mostram o despreparo da rede. O equívoco ocorrido em ambas as concessionárias foi a alegação de que os concorrentes HB20 da Hyundai e Onix da Chevrolet são automatizados, e não automáticos como realmente são. No caso da Renault Concorde o equívoco foi além, alegando que, além dos dois concorrentes, a Fiat compartilhava o mesmo câmbio “Isotronic”. Abaixo da média, o atendimento ruim não se refletiu no circuito de test-drive. A Renault Valec se destacou positivamente pela liberdade do circuito e também pela possibilidade de repetir as passagens mais de uma vez. O vendedor também se prontificou a dirigir o Logan Easy-R para provar que a condução de um motorista acostumado ao câmbio influenciaria em respostas melhores, o que não se concretizou, mantendo os mesmos problemas. No caso da Renault Concorde, o test-drive contava com um bom circuito, com curvas, uma subida íngreme e trechos com avenidas movimentadas e ruas de bairro. ![]() Para a negociação havia a possibilidade de financiamento com taxa zero para ambas as concessionárias, mediante ao pagamento de 60% do valor do carro como entrada. Nada além disso. Em resumo, pesquise bem antes de comprar seu carro novo. Vá munido de todas as informações possíveis e questione. Sobre a dupla Logan e Sandero, ambos são excelentes carros, espaçosos, com bom conjunto mecânico e design agradável. Não recomendamos, contudo, as versões equipadas com o câmbio Easy-R.. ![]() ![]() Fonte: http://autopolis.com.br/visao-consumidor-logan-easy-r-25913 RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - fcrosa - 26/09/2014 00:17 Acredito que a Renault não esteja com muita vontade de vender esses automatizados, pois até o momento não vi propaganda do mesmo em nenhum meio de comunicação e nem no site fala explicitamente sobre a novidade, constam lá como opção mas não divulgados oficialmente. Não to botando muita fé nesses automatizados, vamos ver os proximos testes, espero estar enganado. RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - Admin - 26/09/2014 06:29 O que tá parecendo é que a Renault quer fazer um teste para ver se o câmbio não sairá problemático e se tiver algum defeito corrigir ele antes de começar a fazer os comerciais do novo câmbio, pelo menos é isso que estou começando a pensar. RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - lininha - 26/09/2014 08:54 Olha, eu fiz o test drive e apesar de nunca ter dirigido um carro AT, eu não senti esses trancos estrondosos que ele falou não. Sempre fui passageira em AT (Santa Fé, Azera e Audi)...em todos vc sente o "passar das marchas", no Azera principalmente...e foi o msm que senti no Logan, normal nos outros carros AT. Quanto à rampa, o carro dá uma voltadinha básica quando estamos em inclinação, assim como um carro manual...e fiz questão de pegar uma rua bem inclinada para testar. Não conheço esse blog e não confio em materias tendenciosas desse jeito...é só observar os comentarios da galera. Abçs! RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - alanjunio - 26/09/2014 09:58 Só uma observação, carro manual não dá voltadinha em morro, motorista ruim de controle de embreagem que deixa carro voltar em morro, agora é um absurdo, estava olhando um HB20S automático e custa o mesmo que um logan automatizado, é brincadeira viu, é a velha história do se colar colou, sou mais pagar mais 2000,00 e levar um cobalt com um verdadeiro câmbio automático de 6 marchas, o custo de manutenção dessas caixas são astronômicas, alguém já viu quanto é pra trocar um kit de embreagens destes? é um absurdo de caro, e normalmente o automatizado a embreagem dura menos do que um carro manual, vamos ver daqui a uns 2 anos como este câmbio vai se comportar no mercado, pois todos os outros que veio até agora são umas verdadeiras porcarias. RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - lininha - 26/09/2014 10:22 alanjunio, então eu sou uma motorista ruim de controle de embreagem assim como zilhões de outros motoristas! ![]() Na sua assinatura está constando seu carro é AT...então ele é uma verdadeira porcaria tb? RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - Jsilva11 - 26/09/2014 10:30 Tb nao concordo com vc alanjunio, imbecilidade sua dizer que motorista que deixa o carro descer em morro é ruim...como a lininha disse, ela é ruim, eu tb sou , como tantos outros zilhões que tem por ai...descer um pouquinho é absolutamente normal..... RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - alanjunio - 26/09/2014 11:10 Descer um pouquinho é normal, o que não é normal é o tando que estes automatizados descem ao ser fazer manobras de estacionamento, imagina só fazer uma baliza em morro deve ser completamente arriscado, ou arrancar em morros, só pra informação, não tive carro automático a vida toda, o logan é meu primeiro carro automático e diga-se de passagem mesmo tendo apenas 4 marchas é melhor que qualquer automatizado, moro em BH e como todos sabem aqui tem muitos morros, tinha um corsa classic e nunca deixava o carro voltar o suficiente pra fazer ao motorista de traz buzinar, fiz um teste drive em um fox imotion e vou falar o carro é uma bo....ta, o Câmbio volta muito mais que um carro manual em manobra e arrancadas em morro, agora não posso falar do câmbio easy-r pq ainda não fiz um teste drive em um, mas vamos ver se a Renault vai ter consideração pelo consumidor, e colocar peças de manutenção deste câmbio a um preço justo. RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - Marceloroy - 26/09/2014 14:00 Boa tarde pessoal. Meu pai tém um siena dualogic ( o primeiro que saiu) e eu não gosto não. Realmente ele volta bastante em subidas e se confunde muito quando há muita variação de velocidade em trânsito. mas se vc dirigir em avenidas e em trânsito tranquilo ele vai bém. Mas eu não compraria um. Mas como eu disse, o dele é o primeiro câmbio que saiu automatizado, e pelo que sei, já evoluíram esses câmbios e não sei como estão agora pois só dirigi o do meu pai. O custo da embreagem é bém mais caro mesmo e ela se desgasta normalmente como um câmbio manual, porém acho que deve durar mais pois não fica sujeita ao motorista que costuma descansar o pé na embreagem reduzindo sua vida útil. Quanto à renault aguardar pra ver se o câmbio vai bém antes de anunciarem na mídia eu não acredito, pois antes de lançarem um carro novo ou uma tecnologia nova eles testam antes de lançar o carro e não depois de começar a vendê-lo. RE: Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R - Admin - 26/09/2014 16:35 Legal ter opiniões reais de quem realmente utiliza o sistema, como já disse anteriormente opiniões de quem nunca teve contato e baseadas apenas no achismos pra mim não valem de nada e só servem para atrapalhar quem busca opiniões reais. O desgaste da embreagem (tanto a normal quanto a automatizada) só vai ser maior com motoristas negligentes da manutenção. E eu não desço morro, já ouviram falar em freio? Existem dois: freios de pé e freio de mão! |