Logan Clube do Brasil
Barulho Rouco ao Frear - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Barulho Rouco ao Frear (/thread-3196.html)

Barulho Rouco ao Frear - Rodrigo Galindo Luna - 29/09/2015 08:29

E aí pessoal, tudo bem?

Vou relatar minha situação pra ver se alguém tem alguma ideia do que possa ser o meu problema.

Sou proprietário de um Novo Logan 14/14 1.0 16v e na revisão de 30.000km fui na CSS e relatei que o carro estava apresentando um barulho rouco ao frear e pedir que verificassem o problema. Após a revisão normal o consultor entrou em contato dizendo que era necessário trocar as pastilhas de freio para solucionar o barulho.

Não autorizei porque em se tratando de pastilha imagino que o barulho seria um chiado, ao invés de rouquidão.

Como já tinha uma viagem marcada, levei rapidamente a um mecânico de confiança que verificou que as pastilhas ainda possuíam 40% de vida útil, rodando mais uns 10.000km.

Fiquei mais tranquilo, mas ainda não tive tempo de retornar ao mecânico pra olhar o que seria esse barulho.

Geralmente ocorre quando ando com o carro mais que 30 minutos e sempre ao acionar o freio, com o barulho aumentando cada vez mais enquanto o carro para.

Fiquei pensando em rolamentos, seria o caso? Pode ser freio msm, já que o Novo Logan tem o sistema ABS?

Alguém com algum problema parecido? Quero levar no mecânico já com uma noção do que possa ser.

Valeu.

RE: Barulho Rouco ao Frear - JLEO - 29/09/2015 09:11

Camarada,

O pessoal costuma falar que o Logan modelo anterior tinha um problema na válvula
de compensação de frenagem traseira que ocasionava um barulho semelhante.
Meu Logan 1.6 - 2012, estava com um barulho igual ao que voce descreve, na revisão de 30.000 km falei com consultor sobre o problema, quando apanhei o carro ele disse que o mecânico não achou nada no freio, mas o barulho terminou apos a revisão. Não o que eles fizeram, mas alguma coisa mudou apos a revisão.

Tem alguns tópicos falando sobre esta válvula, da uma pesquisada,

Abraço,

Leo

RE: Barulho Rouco ao Frear - Rodrigo Galindo Luna - 29/09/2015 09:19

JLEO,

Valeu pela dica, já dei uma pesquisada e realmente possa ser isso. Na quinta vou na CSS pelo Recall e vou aproveitar e pedir pra darem uma checada no barulho.

RE: Barulho Rouco ao Frear - Admin - 29/09/2015 18:13

Pastilha de freio vitrificada também pode fazer esse barulho rouco, não descarte essa possibilidade. Já o rolamento faz o barulho com o carro andando e não apenas quando freia.

RE: Barulho Rouco ao Frear - respindola - 01/10/2015 10:19

Os meus dois automáticos fazem barulho rouco bem alto no freio. No manual e nos outros manuais que eu tive, nunca fizeram esse barulho.

Mas só faz com o carro bem devagar, quando estamos praticamente parados.

RE: Barulho Rouco ao Frear - Storm25 - 01/10/2015 10:51

Usa um produto antichiados no freio pra limpar, essa é a solução mais barata a se tentar.