Logan Clube do Brasil
As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Geral (/forum-3.html)
+--- Fórum: Bate-papo (/forum-8.html)
+--- Tópico: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. (/thread-3904.html)

Páginas: 1 2

As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - elromao - 20/09/2016 15:36

Semana passada recebi meu primeiro Renault, um Logan 12/13 em estado de zero, com incríveis 17.000 KM Sorrisão registrados no hodômetro e o característico cheirinho de novo. Estou muito satisfeito com a relação custo/benefício que o carro proporciona e como tenho mais elogios que críticas a fazer, vou citar aqui apenas alguns detalhes que tem me incomodado nesses pouquíssimos dias que estou com o Logan:

1 - Um rangido na parte traseira do veículo que acredito vir da suspensão. Sempre que passo por asfaltos desnivelados e principalmente lombadas esse barulho pode ser ouvido, com exceção de quando estou com passageiros no banco de trás.

2 - Com as imperfeições do asfalto ouço um "trelado" na dianteira, vindo do cofre do motor que acredito ser no suporte que "agarra" o eletroventilador ao radiador.

3 - Um "Nheco Nheco" na maioria das vezes que aciono o pedal de freio (talvez uma lubrificação na peça resolva).

4 - Um "TEC" característico de relé sempre que o limpador de para-brisas está acionado no primeiro estágio de velocidade.

5 - Banco do motorista um pouco solto, como se os parafusos que seguram na carroceria estivessem frouxos. Não deve ser difícil de resolver.

6 - Altura da embreagem, sim da embreagem e não do pedal. Já estou meio adaptado, mas mesmo assim vou pedir ao meu mecânico para verificar a possibilidade de regulagem. Já notei que isso é uma característica dos carros Renault, mas eu particularmente não gosto pois atrapalha ao fazer Ladeiras e algumas vezes acabo acelerando muito antes de arrancar o que acarreta em uma "pilotagem" com menor economia.

7 - Ausência de iluminação de cortesia para os passageiro do banco de trás. Esse problema certamente irei solucionar no dia que tiver coragem de cortar o forro do teto.

Pelas pesquisas que fiz e ao conversar com um amigo que também possui um modelo, muitos desses itens que relatei são crônicos nos Logans. Gostaria de saber de vcs aqui do clube quem compartilha dos mesmos "problemas" e se já conseguiram solucionar algum deles.

Vamos compartilhar as experiências galera. Abraço!!!

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - Bill - 20/09/2016 21:34

Tenho um Logan Expression 1.6 8V 2011/2011 com pouco mais 55.000 km. quanto ao Item N° 1 peguei meu carro em outubro 2011, logo escutei um barulho na suspensão traseira, fui na concessionária e eles prontamente trocaram alguma coisa na suspensão e não deram muita explicação, mas acho que não abriram um Recall, talvez seja isso esse barulho. O Item 6: emprestei o carro para um amigo meu semana passada e ele disse que teve dificuldades por causa da embreagem alta, eu nunca tive problemas, mas por ter 55.000 km rodados, vou mandar darem uma olhada, banco do motorista quebrou na base onde prende o banco ao trilho, mas isso acho que se deve a eu ser alto e usar o banco sempre no máximo e com o encosto bem abaixado para eu caber legal no carro, tenho 1,98 m, deve ter forçado muito a estrutura do banco, mandei sodar e reforçar banco..... quanto ao resto, o carro é ótimo, não tive nenhum problema.... ah... troquei apenas os 2 rolamentos dianteiros, começaram a roncar, fora isso só manutenção básica, troquei correia dentada porque tinha um trinco nela e pastilhas de freio gastaram mais da metade com 30.000 km...... e agora com 55.000 km, os pivôs estão começando a ficar meio bambos, mas ainda é muito pouquinho........ até hj carro silencioso e nada batendo..... detalhe, minha cidade tem as ruas de paralelepípedos....

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - Rodrigo luiz - 20/09/2016 23:32

Pessoal o meu quando peguei tbm tinha esse barulho na suspensão traseira quando fiz a primeira revisão tbm reclamei, e o problema era na válvula equalizadora do freio que fica bem no meio da suspensão, o problema foi resolvido com apenas uma lubrificação onde meu carro estava na época com 9000km ,hj ele está com 31000 e não tive mais o problema.

O meu tbm é um 12/ 13

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - Bill - 21/09/2016 08:03

Exatamente, válvula equalizadora do freio, não me lembrava do nome da peça...

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - elromao - 21/09/2016 08:54

Pelo visto temos solução para o item 1.

Meu irmão tbm pegou um Logan e estava muito incomodado com o barulho. Levou ontem o carro no nosso mecânico e foi só passar uma graxa nessa válvula que o barulho sumiu. O mecânico só em ouvir o relato sobre o barulho já sabia o que era hehehehehe. Quando eu fizer no meu compartilho fotos aqui.

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - paulmax - 21/09/2016 21:28

Tenho um Logan 1.6. 2014/15. Também estou com esse problema na embreagem sinto ela alta e pesada. Dei uma pesquisa sobre a embreagem do logan e descobrir que vem de fabrica da marca Valeo. Ela eh a terceira no mercado de embreagens. E o pessoal relata muito sobre este tipo de problema com essa marca. Acho que trocando o kit de embreagem e fazendo a retífica do volante da embreagem deva resolver, pois o problema eh crônico da marca citada. Estou TB com um barulho na dianteira na parte frontal em baixo do carro algo trepidando como se tivesse meio solto mas como vou fazer a revisão de 30 mil km daqui a uns meses vou pedir pra da uma olhada.
Como o colega falou tenho também quando aciono o pedal do freio esculto um barulhp acho q lubrificando resolva. Outra em um barulho na suspensão traseira q TB tenho e vou pedir na revisão para verificar.

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - elromao - 22/09/2016 09:45

(21/09/2016 21:28)paulmax Escreveu:  Tenho um Logan 1.6. 2014/15. Também estou com esse problema na embreagem sinto ela alta e pesada. Dei uma pesquisa sobre a embreagem do logan e descobrir que vem de fabrica da marca Valeo. Ela eh a terceira no mercado de embreagens. E o pessoal relata muito sobre este tipo de problema com essa marca. Acho que trocando o kit de embreagem e fazendo a retífica do volante da embreagem deva resolver, pois o problema eh crônico da marca citada. Estou TB com um barulho na dianteira na parte frontal em baixo do carro algo trepidando como se tivesse meio solto mas como vou fazer a revisão de 30 mil km daqui a uns meses vou pedir pra da uma olhada.
Como o colega falou tenho também quando aciono o pedal do freio esculto um barulhp acho q lubrificando resolva. Outra em um barulho na suspensão traseira q TB tenho e vou pedir na revisão para verificar.

paulmax,

Já a minha embreagem é muito leve, só o que me incomoda mesmo é altura. Conversei com o meu mecânico e ele já me tranquilizou dizendo que apesar da embreagem dos carros da Renault ser alta, é apenas uma questão de regulagem e que em uma passada rápida na oficina ele já regula do jeito que eu preferir.

Sobre o "trelado" que estou ouvindo na dianteira, descobri que vem do capô. Não sei se alguma borracha caiu ou se é questão de regulagem.

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - ortega de irajá - 22/09/2016 09:49

Também sinto a embreagem alta e o barulho no freio

Apesar desses probleminhas gosto muito do carro

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - elromao - 03/10/2016 15:25

Fala galera,

vou atualizar aqui as informações sobre os pontos que relatei no começo:

1 - Um rangido na parte traseira do veículo que acredito vir da suspensão. Sempre que passo por asfaltos desnivelados e principalmente lombadas esse barulho pode ser ouvido, com exceção de quando estou com passageiros no banco de trás.

SOLUÇÃO - Apenas lubrificação da Válvula Equalizadora de Freio com graxa branca.

[Imagem: 73c58w.jpg]
Válvula Equalizadora de Freio
[Imagem: aesa4n.jpg]
Local onde foi colocada a graxa branca
[Imagem: 5egyo0.jpg]
Essa peça de borracha foi retirada e por dentro foi colocada a graxa.

2 - Com as imperfeições do asfalto ouço um "trelado" na dianteira, vindo do cofre do motor que acredito ser no suporte que "agarra" o eletroventilador ao radiador.

SOLUÇÃO - O barulho era proveniente de uma pequena folga da fechadura do capô. Para solucionar, apenas passei uma fita isolante no gancho que fica no capô fazendo com que a espessura do mesmo aumentasse e acabando assim a folga. Ficou uma belezura.

3 - Um "Nheco Nheco" na maioria das vezes que aciono o pedal de freio (talvez uma lubrificação na peça resolva).

SOLUÇÃO – A mesma graxa branca utilizada na Válvula Equalizadora de Freio, foi passada na articulação do pedal do freio e o barulho sumiu.

6 - Altura da embreagem, sim da embreagem e não do pedal. Já estou meio adaptado, mas mesmo assim vou pedir ao meu mecânico para verificar a possibilidade de regulagem. Já notei que isso é uma característica dos carros Renault, mas eu particularmente não gosto pois atrapalha ao fazer Ladeiras e algumas vezes acabo acelerando muito antes de arrancar o que acarreta em uma "pilotagem" com menor economia.

SOLUÇÃO – Meu mecânico realizou a regulagem do cabo da embreagem ajustando a altura ao meu gosto. É algo simples de se fazer e pode ser realizado em casa mesmo. Agora me sinto muito mais seguro para “fazer ladeiras”.

Os itens 4, 5 e 7 ainda não procurei solução.

RE: As primeiras impressões em um Logan – Os pontos “NEGATIVOS”. - Admin - 04/10/2016 10:54

(03/10/2016 15:25)elromao Escreveu:  6 - Altura da embreagem, sim da embreagem e não do pedal. Já estou meio adaptado, mas mesmo assim vou pedir ao meu mecânico para verificar a possibilidade de regulagem. Já notei que isso é uma característica dos carros Renault, mas eu particularmente não gosto pois atrapalha ao fazer Ladeiras e algumas vezes acabo acelerando muito antes de arrancar o que acarreta em uma "pilotagem" com menor economia.

SOLUÇÃO – Meu mecânico realizou a regulagem do cabo da embreagem ajustando a altura ao meu gosto. É algo simples de se fazer e pode ser realizado em casa mesmo. Agora me sinto muito mais seguro para “fazer ladeiras”.

Tem um vídeo meu feito a mais de 1 ano atrás mostrando como fazer essa regulagem.