Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
1 ANO COM UM LOGAN
17/10/2011, 11:25
Resposta: #1
1 ANO COM UM LOGAN
Iai galera.
Bom, vou relatar aqui a experiência do meu 1º ano com o meu Logan.

Logan Expression 1.0 16V Azul Crepúsculo (esse aí da foto!)
[Imagem: loganh.th.jpg]

PRIMEIRAS IMPRESSÕES
Feio! Não há como consertar. Convenhamos, o Logan é feio!!! Mas não vou discorrer sobre o design do carro. E antes de você me perguntar: "P***a, se você acha o Logan feio, porque comprou um?", vou logo explicando: Comprei o Logan por ser a melhor opção na relação custo-benefício. Oferece 3 anos de garantia, maior porta-malas da categoria, preço mais barato que a concorrência, já fui cliente Renault, enfim... De olhos fechados, a melhor opção. E na época da compra, "beleza" era o último item da lista!
Voltando.
Chamou atenção os pequenos detalhes em cinza no interior: detalhe na manopla do câmbio, maçaneta interna... Gostei do revestimento de tecido nas portas, apesar de não ser tão macio...
Os bancos são confortáveis, porém estreitos demais (pelo menos pra mim...) e o tecido também não tem um toque agradável.
A disposição dos controles são adequados.
A regulagem de altura do banco é super-adequada e tem uma amplitude de elevação bastante acentuada, ao contrário da regulagem da direção, cujas opções são quase imperceptíveis.
Enfim, por dento, cumpre o prometido pra sua categoria e faixa de preço

CONSUMO URBANO
Enchi o primeiro tanque com gasolina comum. A média, informada pelo computador de bordo, sempre com ar-condicionado ligado (pois aqui em São Luís-MA, é impossível trafegar sem o AC ligado!!!), 11,5 km/l. Nada mal... Esperei o carro entrar na reserva, rodei mais um pouquinho e abasteci com álcool. Mesma coisa: AC ligado... média de 7,8 km/l. Ou seja, não compensava rodar com álcool... Depois disso, só abasteci com gasolina... O consumo foi caindo um pouco conforme ia "amaciando" o motor e me acostumando com o carro... Hoje, 20.000Km depois o consumo médio está estabilizado em +- 10,7km/l.
Rodei 1 tanque sem AC e a média não foi significativamente maior: 11,4km/l. Não vale a pena rodar sem AC... Quando o tempo não está muito quente, até que rodo sem AC, mas só pra aproveitar a brisa...

CONSUMO RODOVIÁRIO
Primeira viagem longa que fiz com o logan: 400km. Fui com velocidade de cruzeiro: 100-110km/l, rotação elevada (+- 3750~4000rpm) (conforme já havia lido em diversso lugares). Não chega a incomodar... Consumo: 16~17km/l
Porém, na volta pra casa, não aguentei viajar a essa velocidadezinha e "sentei o pé". Por ser 16v tem velocidade final boa, no entando não é tão bom de saída, atingindo a 140~160km/h com relativa facilidade. Nessa faixa de velocidade, o motor 1.0 berra mais que cabrito novo, com giro do motor indo dos 5.000rpm pra lá... Nessa faixa de rotação o consumo piora bastante: 11km/l - mesmo consumo urbano!!!

PRIMEIROS PROBLEMAS
Com um pouco mais de 5.000 km, notei um "nhéc-nhéc" vindo da parte traseira. Levei na concessionária e eles fizeram a lubrificação do sistema de frenagem. Me informaram que devido o clima úmido, as buchas de não-sei-onde se ressecavam mais rapidamente (??? Não entendi... Não deveria ocorrer isso em áreas com umidade baixa? Enfim...). Dois dias depois, o mesmo "nhéc-nhéc" voltou a me assombrar... Não voltei à concessionária, iria esperar até a revisão dos 10.000km

REVISÃO 10.000km
Na primeira revisão, fizeram o que constava no manual e me cobraram o preço anunciado: R$ 174,00. Fizeram uma inspeção no sistema de frenagem e amortecedores e não havia nada que justificasse o "nhéc-nhéc", mesmo assim, fizeram uma nova lubrificação...

CONTINUANDO...
Comecei a notar o Logan mais "esperto"... a direção ficou mais leve (calibração alterada de 30 para 32), motor respondendo mais rápido... o carro nem parecia um 1.0, talvez um 1.2 (Hehehe...)

NHÉC-NHÉC
A p**** do "nhéc-nhéc" continou... Deixei de lado! Na revisão dos 20.000km não aguentei. Disse que o barulho tava incomodando demais, que era perceptível em qulquer piso, qualquer obstáculo... Fizeram uma verificação e disseram que teria que trocar o "corretor de frenagem". A revisão básica saiu por R$ 388,00 e de "serviços opcionais" deu mais R$ 384,00. Claro que não fiz os opcionais, que incluiam líquido de arrefecimento, descarbonização do motor e limpeza dos bicos injetores.
Questionei que com 20.000km não precisa descarbonização de motor e limpeza de bico. Argumentei que somente abasteço com gasolina e somente em 1 ou 2 postos... Isso era "empurroterapia..."
Não tinham o tal "corretor de frenagem" à pronta-entrega. Previsão era de 15 dias e me ligariam quando chegasse... Passaram-se quase 30 dias e eu que ficava insistindo em ligar pra lá... Hoje (17/10) o carr tá parado pra fazer a substituição.
Qual a minha surpresa: Mais 4 logans e 3 sanderos com o mesmíssimo problema: nhéc-nhéc na traseira e vindo de umas lubrificaçõeszinhas enganadoras...
Se o carro continuar com o "nhéc-nhéc" vou mandar ver o sistema de molas (tenho quase certeza que é isso...)

No mais é isso pessoal...
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
1 ANO COM UM LOGAN - GeRuDe - 17/10/2011 11:25
Re:1 ANO COM UM LOGAN - vini_estevao - 06/03/2012, 19:27
Re:1 ANO COM UM LOGAN - kleo - 17/10/2011, 15:14
Re:1 ANO COM UM LOGAN - Admin - 17/10/2011, 15:26
Re:1 ANO COM UM LOGAN - Joffre Souza - 18/10/2011, 16:30
Re:1 ANO COM UM LOGAN - pinel - 09/11/2011, 18:02
Re:1 ANO COM UM LOGAN - ALEXANDJ - 22/11/2011, 23:05