Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
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09/10/2018, 11:21
Resposta: #31
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RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Prezados, tenho um Logan Easy-r Dynamique 15/15, com 40.000. Ele começou a apresentar o seguinte problema: com o carro em marcha o mesmo "desengatava" e aparecia uma indicação no painel - - que ficava piscando. Aà o carro não respondia mais. Tinha que encostar enquanto o carro estava embalado, desligar e ligar novamente. Só que este problema começou aparecer a cada 5 minutos. Resultado, levei na concessionária Renault e eles diagnosticaram que a Caixa de câmbio deve ser trocada.
O que vocês acham deste diagnóstico? Não daria para consertar a atual? Fiquei sabendo que é possÃvel convertê-lo em mecânico. Vocês recomendam ou acham que vale a pena mantê-lo automatizado? Obrigado. |
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09/10/2018, 14:12
(Resposta editada pela última vez em: 09/10/2018 14:13 por alefmm.)
Resposta: #32
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RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
@ANDERSONI
Você é de qual cidade/estado? Consegue tirar uma foto do erro? Acende uma luz quadrada com uma linha em ziguezague de cor laranja ou vermelha além de piscar o N? Se for isso mesmo, na verdade sua embreagem chegou ao fim (muito precocemente e por causa do modo de condução do motorista). Eu comprei a embreagem semana retrasada achando que precisa ser trocada por causa de trepidação constante na saida (as vezes até no plano). Comprei na Renault por 436,00 (disco/platô/rolamento) porém a troca não foi necessária. A mais de um ano, anda somente no modo Manual (pois o automatico segurava muito as marchas) e ficou muito bom. Porém com o tempo apareceram as trepidações. Então desde que comprei a embreagem a 2 semanas, resolvi mudar o modo de condução deixando no D (pois é o que menos consome embreagem) e resolvi ter não só o pé mais leve mas ter paciência, acelerar o mÃnimo possÃvel e esperar ele sair do lugar (demorando ou não, que o carro de trás espere pois o sistema é lento na saÃda) após passar pra segunda (automaticamente, sem tranco, trepidação, como um carro novo ou até mesmo um CVT/AT) acelero com um pouco mais de vigor apenas pra atingir a velocidade da via (pois aqui é tudo 50km/h e o carro tem bastante torque a menos de 2000 rpm). Nas lombadas, reduzo a aceleração bem antes e piso quase que completamente no freio (praticamente paro o carro) e relo o pé no acelerador, com isso ele não sobe mais giro loucamente, engata a segunda no tempo certo e sai sem patinação como se eu estivesse num carro manual. Além disso, ele tem passado as marchas a 2.250 rpm que está otimo (no manual eu passava a 2.000). Até engata a 4a sendo que ainda preciso da 3a, porém como falei, o torque dele é presente em baixa então mesmo na 4a a 40km/h ele tem força e bate rapidamente 50/60km/h conforme via. O resultado é o que o carro está perfeito de novo, com a embreagem original e precisei apenas reaprender a guiar ele. Na verdade eu dirigia transferindo toda a responsabilidade para o câmbio, só que ele não é tão rápido quando nosso pensamento ou mesmo nossa habilidade com um carro manual. Depois de entender isso e dirigir suavemente respeitando o tempo de resposta do câmbio, tive estes resultados. Eu diria que não, você não deve converte-lo para mecânico. Este é um dos sistemas mais simples e confortável já produzido. No seu caso como você fritou a embreagem, pare de usar o carro imediatamente e leve direto pra oficina de confiança que saiba trabalhar com câmbio automatizado e tenha scanner e ferramental pra trocar sua embreagem e depois da troca, passar o scanner pra ajustar a posição da nova embreagem para o sistema. O custo vai ser alto (se não conhece mecânico), algo perto de 2 mil reais ou menos (pois esse câmbio é o mais próximo de um manual, não tem óleo de atuador pois é 100% elétrico diferente do Dualogic, Imotion e Easytronic, apenas óleo da caixa de câmbio e kit embreagem requerem manutenção). Mesmo assim é um valor Ãnfimo perto da correção num câmbio de torque ou CVT e pouco acima do valor das manutenções preventivas destes câmbios mais caros. Sim, um câmbio de torque ou CVT tem manutenção preventiva (troca do óleo e filtros quando houver) a cada 50 mil km (30 mil km é o ideal) a um custo médio de 1.500 reais. Já o conserto dependedo do estrago geralmente causado pelo óleo velho, que pode gerar a 8 mil (é como se você tivesse 2 motores dentro do cofre, um é o cambio e outro o motor em si). Se você continuar a andar desta forma, você pode queimar os motores elétricos dos atuadores (por estresse) e a central/sensores de funcionamento do câmbio. Então ai sim, você vai precisar trocar o conjunto todo e teoricamente seguiria o que foi dito na Renault. A Renault não tem treinamento para conserto de partes do Easy'R. Eles simplesmente descartam o conjunto completo e colocam um novo no lugar (caixa de câmbio já com kit de embreagem instalado de fábrica, atuadores, central do câmbio,) e isso custa caro. Os componentes do Easy'R são fabricados na Alemanha pela ZF, então pense como vai ficar caro condenar e trocar o conjunto todo que na prática somente precisa da troca da embreagem. Sabendo disso, você deve procurar um especialista em câmbio automatizado que o conserto será feito e o carro voltará a ser como 0km. Porém você deve mudar o seu modo de condução pois fritar uma embreagem com 40 mil km rodado, vc deve ter malhado muito o câmbio e acelerador. |
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09/10/2018, 15:20
Resposta: #33
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RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
@alefmm
Sou de SP/SP. Neste momento o carro está na Renault. Teve que ir guinchado, não andava mais. Eu nem consigo te enviar a foto do painel. Realmente meu modo de dirigir é agressivo e ainda não me adaptei a este carro. Ainda estou aguardando o orçamento da Renault, mas estou me preparando para a facada. Já estou fazendo contato com assist técnicas de câmbios automatizados. Dependendo do orçamento que me passarem vou ter que guinchar o carro até um especialista em câmbio. |
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09/10/2018, 15:37
Resposta: #34
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RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Antes disso acontecer, ele acendia a luz de embreagem no painel?
O meu aconteceu 1x apenas, desde que tenho o carro. Eh 14/15. Quando aconteceu, deixei o carro num estacionamento no centro e quando peguei de volta estava com a luz acessa. Ou seja, o infeliz malhou o carro (dentro de um estacionamento, conseguiu essa proeza). Parei o carro por 5 minutos até a luz vermelha da embreagem apagar e depois andei normalmente, até hoje. Depois nunca mais aconteceu, nem comigo e nem com meu pai quando dirige. Eu tenho a embreagem nova do carro, comprei na Renault e sem necessidade por agora. Se tiver interesse manda MP. Vou deixar guardada até precisar trocar um dia. Se não me engano, quando a embreagem chega no fim, a luz laranja da embreagem acende no painel, indicando o momento da troca/manutenção. Andar assim força todo o sistema. Tenho certeza que a Renault vai trocar apenas a embreagem e cobrar uns 2 mil (foi o que me passaram na Renault Morumbi pra executar esse serviço). Se ficar mais caro que isso, eles devem estar inventando de trocar atuador ou central eletrônica do câmbio. |
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22/10/2018, 13:01
Resposta: #35
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RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Boa Tarde amigo, Tenho um Logan 1.6 easy r, hj ele começou a parar de passar as marchas no modo automatizado e no manual do vai até a terceira, luz de multifuncao acesa no painel. Alguém tem ideia do que pode ser?
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22/10/2018, 14:41
Resposta: #36
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RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Melhor levar ao mecânico especializado em câmbio automatizado. Pode ser embreagem mas também atuador. Não use o carro até resolver isso ou pode agravar o sistema e encarecer muito o conserto.
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