Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 2 Votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
09/10/2018, 11:21
Resposta: #31
RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Prezados, tenho um Logan Easy-r Dynamique 15/15, com 40.000. Ele começou a apresentar o seguinte problema: com o carro em marcha o mesmo "desengatava" e aparecia uma indicação no painel - - que ficava piscando. Aí o carro não respondia mais. Tinha que encostar enquanto o carro estava embalado, desligar e ligar novamente. Só que este problema começou aparecer a cada 5 minutos. Resultado, levei na concessionária Renault e eles diagnosticaram que a Caixa de câmbio deve ser trocada.
O que vocês acham deste diagnóstico? Não daria para consertar a atual?
Fiquei sabendo que é possível convertê-lo em mecânico. Vocês recomendam ou acham que vale a pena mantê-lo automatizado?
Obrigado.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/10/2018, 14:12 (Resposta editada pela última vez em: 09/10/2018 14:13 por alefmm.)
Resposta: #32
RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
@ANDERSONI

Você é de qual cidade/estado?
Consegue tirar uma foto do erro? Acende uma luz quadrada com uma linha em ziguezague de cor laranja ou vermelha além de piscar o N?

Se for isso mesmo, na verdade sua embreagem chegou ao fim (muito precocemente e por causa do modo de condução do motorista).
Eu comprei a embreagem semana retrasada achando que precisa ser trocada por causa de trepidação constante na saida (as vezes até no plano). Comprei na Renault por 436,00 (disco/platô/rolamento) porém a troca não foi necessária.
A mais de um ano, anda somente no modo Manual (pois o automatico segurava muito as marchas) e ficou muito bom. Porém com o tempo apareceram as trepidações. Então desde que comprei a embreagem a 2 semanas, resolvi mudar o modo de condução deixando no D (pois é o que menos consome embreagem) e resolvi ter não só o pé mais leve mas ter paciência, acelerar o mínimo possível e esperar ele sair do lugar (demorando ou não, que o carro de trás espere pois o sistema é lento na saída) após passar pra segunda (automaticamente, sem tranco, trepidação, como um carro novo ou até mesmo um CVT/AT) acelero com um pouco mais de vigor apenas pra atingir a velocidade da via (pois aqui é tudo 50km/h e o carro tem bastante torque a menos de 2000 rpm). Nas lombadas, reduzo a aceleração bem antes e piso quase que completamente no freio (praticamente paro o carro) e relo o pé no acelerador, com isso ele não sobe mais giro loucamente, engata a segunda no tempo certo e sai sem patinação como se eu estivesse num carro manual.
Além disso, ele tem passado as marchas a 2.250 rpm que está otimo (no manual eu passava a 2.000). Até engata a 4a sendo que ainda preciso da 3a, porém como falei, o torque dele é presente em baixa então mesmo na 4a a 40km/h ele tem força e bate rapidamente 50/60km/h conforme via.

O resultado é o que o carro está perfeito de novo, com a embreagem original e precisei apenas reaprender a guiar ele. Na verdade eu dirigia transferindo toda a responsabilidade para o câmbio, só que ele não é tão rápido quando nosso pensamento ou mesmo nossa habilidade com um carro manual. Depois de entender isso e dirigir suavemente respeitando o tempo de resposta do câmbio, tive estes resultados.

Eu diria que não, você não deve converte-lo para mecânico.
Este é um dos sistemas mais simples e confortável já produzido. No seu caso como você fritou a embreagem, pare de usar o carro imediatamente e leve direto pra oficina de confiança que saiba trabalhar com câmbio automatizado e tenha scanner e ferramental pra trocar sua embreagem e depois da troca, passar o scanner pra ajustar a posição da nova embreagem para o sistema.
O custo vai ser alto (se não conhece mecânico), algo perto de 2 mil reais ou menos (pois esse câmbio é o mais próximo de um manual, não tem óleo de atuador pois é 100% elétrico diferente do Dualogic, Imotion e Easytronic, apenas óleo da caixa de câmbio e kit embreagem requerem manutenção). Mesmo assim é um valor ínfimo perto da correção num câmbio de torque ou CVT e pouco acima do valor das manutenções preventivas destes câmbios mais caros.

Sim, um câmbio de torque ou CVT tem manutenção preventiva (troca do óleo e filtros quando houver) a cada 50 mil km (30 mil km é o ideal) a um custo médio de 1.500 reais. Já o conserto dependedo do estrago geralmente causado pelo óleo velho, que pode gerar a 8 mil (é como se você tivesse 2 motores dentro do cofre, um é o cambio e outro o motor em si).

Se você continuar a andar desta forma, você pode queimar os motores elétricos dos atuadores (por estresse) e a central/sensores de funcionamento do câmbio. Então ai sim, você vai precisar trocar o conjunto todo e teoricamente seguiria o que foi dito na Renault.
A Renault não tem treinamento para conserto de partes do Easy'R. Eles simplesmente descartam o conjunto completo e colocam um novo no lugar (caixa de câmbio já com kit de embreagem instalado de fábrica, atuadores, central do câmbio,) e isso custa caro. Os componentes do Easy'R são fabricados na Alemanha pela ZF, então pense como vai ficar caro condenar e trocar o conjunto todo que na prática somente precisa da troca da embreagem.

Sabendo disso, você deve procurar um especialista em câmbio automatizado que o conserto será feito e o carro voltará a ser como 0km. Porém você deve mudar o seu modo de condução pois fritar uma embreagem com 40 mil km rodado, vc deve ter malhado muito o câmbio e acelerador.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/10/2018, 15:20
Resposta: #33
RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
@alefmm
Sou de SP/SP. Neste momento o carro está na Renault. Teve que ir guinchado, não andava mais. Eu nem consigo te enviar a foto do painel.
Realmente meu modo de dirigir é agressivo e ainda não me adaptei a este carro.
Ainda estou aguardando o orçamento da Renault, mas estou me preparando para a facada.
Já estou fazendo contato com assist técnicas de câmbios automatizados.
Dependendo do orçamento que me passarem vou ter que guinchar o carro até um especialista em câmbio.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/10/2018, 15:37
Resposta: #34
RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Antes disso acontecer, ele acendia a luz de embreagem no painel?
O meu aconteceu 1x apenas, desde que tenho o carro. Eh 14/15.
Quando aconteceu, deixei o carro num estacionamento no centro e quando peguei de volta estava com a luz acessa. Ou seja, o infeliz malhou o carro (dentro de um estacionamento, conseguiu essa proeza). Parei o carro por 5 minutos até a luz vermelha da embreagem apagar e depois andei normalmente, até hoje.
Depois nunca mais aconteceu, nem comigo e nem com meu pai quando dirige.

Eu tenho a embreagem nova do carro, comprei na Renault e sem necessidade por agora. Se tiver interesse manda MP.
Vou deixar guardada até precisar trocar um dia.

Se não me engano, quando a embreagem chega no fim, a luz laranja da embreagem acende no painel, indicando o momento da troca/manutenção. Andar assim força todo o sistema.
Tenho certeza que a Renault vai trocar apenas a embreagem e cobrar uns 2 mil (foi o que me passaram na Renault Morumbi pra executar esse serviço). Se ficar mais caro que isso, eles devem estar inventando de trocar atuador ou central eletrônica do câmbio.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
22/10/2018, 13:01
Resposta: #35
RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Boa Tarde amigo, Tenho um Logan 1.6 easy r, hj ele começou a parar de passar as marchas no modo automatizado e no manual do vai até a terceira, luz de multifuncao acesa no painel. Alguém tem ideia do que pode ser?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
22/10/2018, 14:41
Resposta: #36
RE: Renault Logan Easy-R, uma excelente opção antiestresse
Melhor levar ao mecânico especializado em câmbio automatizado. Pode ser embreagem mas também atuador. Não use o carro até resolver isso ou pode agravar o sistema e encarecer muito o conserto.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Teste do Renault Logan Dynamique Easy'R com Arnaldo Keller Admin 6 8.198 04/02/2015 20:32
Última Resposta: José Guilherme Bispo
  Novos Renault Logan e Sandero ganham câmbio automatizado Easy-R Admin 5 8.948 28/10/2014 07:51
Última Resposta: alanjunio
  Visão do Consumidor: Renault se enrola com Logan Easy-R Admin 27 38.977 02/10/2014 22:40
Última Resposta: fcrosa
  Concessionária prevê preço de R$53.900 para Logan câmbio automatizado Easy-R Admin 2 4.912 12/09/2014 07:57
Última Resposta: Admin
  Exclusivo: Novos Logan e Sandero com câmbio automatizado Easy-R são flagrados efasj 3 8.023 16/07/2014 21:36
Última Resposta: Fwralves

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes