Logan Clube do Brasil
LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU (/thread-4315.html)

Páginas: 1 2 3 4

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Papa Charlie - 14/11/2017 10:18

Tenho o mesmo problema. Foi uma vez para CSS e continua a baixar o oleo. To até com medo de voltar lá. Vou pro pau direto. Como ficou teu caso Jakeline?

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Acrof - 06/12/2017 21:13

Qual óleo a Renault tá colocando no carro de vcs?
Eu estava lendo o manual técnico desse motor, em inglês(documento global), com todas as informações técnicas dele, válidas tanto pra Nissan quanto pra Renault. E lá está escrito que o óleo que esse motor usa é o 5W30, inclusive, baixei o manual do proprietário do Versa e estava escrito que o óleo correto era o 5W30 com API SN ou superior. Mesmo o óleo 5w30 da Renault, é de API SL, muito inferior à API SN.

No entanto, conversando com o consultor técnico, eles tão metendo o 10W40 API SL padrão em todos esses carros com motor SCe.
Na concessionária onde adquirimos o carro eles nem sequer possuem o óleo 5W30!
Achei muito escroto a Renault mudar a especificação de óleo de um motor que a NISSAN desenvolveu. E não só isso, na gringolândia, a própria Dacia/Renault aplica o 5W30.

Estou cismado que esse problema de consumo elevado de óleo se deva à viscosidade incorreta que a Renault anda aplicando nos carros, além de estar usando um óleo com especificação de performance (API SL) muuuuito inferior à que a Nissan adota nos carros dela (API SN).

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - vinicius307 - 06/12/2017 22:30

Não é pela mudança de viscosidade, pois há umas variação grande a depender do motor, a falha só poderia ocorrer se a Renault colocasse um óleo mais fino tipo um 0w20 mas essa falha é causada por outro motivo que tem que ser investigado

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Acrof - 07/12/2017 00:11

Hmmmm.
Se não estiver vazando em estado líquido pelo exterior do motor, só tem um outro lugar pra onde ele pode ir, e é a câmara de combustão.

Para saber se esse óleo, em forma de vapor, está saindo em excesso pelo anti-chamas/respiro do cárter, teríamos que olhar pro corpo de borboleta do carro.
Fatalmente se formaria uma borra bem considerável em volta da borboleta em poucos Km. Alguém com esse problema já conferiu a borboleta pra ver se ela está muito suja, mesmo com o carro pouco rodado? Leva pelo menos uns 8mil Km pra ela ficar razoávelmente suja, mas se estiver sujando a cada 2mil Km, achamos o culpado!

Outra opção é que ele esteja vazando pelos retentores das válvulas, mas geralmente quando isso acontece, o vazamento é muito intenso e acaba criando uma fumaça branco-azulada pelo escapamento, com aquele cheiro característico de óleo sendo queimado.

Por fim tem o óleo que passa pelos anéis dos pistões, todo carro à combustão queima um pouquinho de óleo aqui, mas pra sumir o óleo igual estão relatando, acabaria dando a fumaça esbranquiçada no escapamento tbm.

Não tem mais pra onde esse óleo ir parar, além do sistema de arrefecimento, no caso de uma junta de cabeçote queimada, o que resultaria no famoso "doce de leite".

Seria legal alguém com um endoscópio automotivo analizar a câmara de combustão e superfície do pistão desses carros.
Carros que estão consumindo óleo de forma exagerada criam uma borra mais densa e oleosa, ao invés de um carvão mais seco, que seria o normal.

Esse caso está me lembrando muito o dos BMW série 1 e 3, lá pra meados de 2009, que começaram a queimar óleo de forma anormal gerando a tal fumaça branca.

A BMW não divulgou exatamente o que causou o problema, apenas apontando algum problema com os retentores das válvulas.
Acontece que os usuários perceberam que o óleo recomendado na época era um Castrol produzido no Brasil, e não atendia alguma norma que a BMW usava lá fora.
A tal norma tratava da reatividade do óleo com o teor de enxofre da gasolina.
E a nossa mijolina aqui do Brasil, naquela época, tinha níveis insanos de enxofre. Especula-se que o alto teor de enxofre da nossa mijolina, aliado a um óleo fora de especificação (óleo Castrol brasileiro em específico) danificou de forma irreversível os retentores.

Supostamente, após todas as gasolinas do Brasil terem o teor de enxofre reduzido, o problema sumiu de vez.
Mas isso mostra que óleo é muito mais do que só viscosidade, e que coisas como o API e outras exigência contam muito para a preservação e bo funcionamento de um motor.

Quando eu vi que a Renault tá colocando um óleo com especificação dos anos 90 num motor moderno desses, eu fiquei até de cabelo em pé! kkk Claro que é especulação minha, mas não duvido NADA que seja essa a razão do problema.

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Edmar - 27/12/2017 22:16

Meu carro é um Sandero Vibe 1.0 3 cilindros 2017 4,6 mil km . Me cadastrei para comentar sobre este assunto. Meu carro também apresentou este mesmo problema, fui conferir o óleo e a vareta estava seca só na ponta da vareta com sinais do óleo. Acionei a garantia que enviou o guincho e então trocaram a tampa das válvulas e o técnico disse que este motores não vai a junta. Demorou uns 10 dias pra ficar pronto. Tomara à Deus que não apresente mais problemas.

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - antonio Mello - 30/12/2017 08:29

Aconteceu comigo a mesma coisa, um amigo me relatou e fui verificar. Realmente o óleo estava quase no minimo com apenas 2.000 km rodados, fui a concessionária e completaram com o 10w40. será que pode dar algum problema com essa mistura 5w30 e 10w40?

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Acrof - 30/12/2017 23:47

Na concessionária onde compramos o Logan, eles nem tem o óleo 5W30.
Parece que quem usa é só a Master, eu sinceramente tô querendo levar ele numa concessionária que mexa com Master e mandar por o 5w30.

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - antonio Mello - 04/01/2018 18:07

Ainda hoje estive conversando com o mesmo amigo que me alertou da situação da baixa do óleo, pois somos colegas de trabalho. fez a revisão dos 10.000 e segundo ele foi colocado o 10w40 .

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Valter727 - 20/02/2018 12:14

Bom dia pessoal. Comprei um logan avantage 17/18 1.6 sce em setembro 2017. O carro é excelente, porém tem esse problema de baixar o óleo do motor. O meu está com 5.400 km. Já consumiu quase 4 litros de óleo. Média de 760 ml/1.000 km. Acima do previsto no manual (500 ml/1.000 km). A performance do carro continua excelente. Não fui ainda na css porque lendo os relatos dos colegas aqui do fórum, percebi que a Renault ainda não sabia o que causava o problema. Continuo completando o óleo. Se baixasse óleo via os anéis de segmento ou anéis retentores das válvulas, nesse nível (760 ml), acho que sairia fumaça branco/azulada pelo escapamento, e sujaria as velas causando falhas no motor. No site reclame aqui um mecânico argumentou que deve estar passando o vapor de óleo gerado no comando de válvulas direto para o coletor de escapamento ( que nesse motor é fundido numa peça só com o cabeçote )sem passar pela câmara de explosão. Gostaria de saber se algum de vocês já foi na css e trocaram alguma peça que realmente resolveu esse problema. Grato Valter

RE: LOGAN ZERO - ÓLEO DO MOTOR SUMIU - Luis Guilherme - 02/03/2018 09:03

Bom dia. Venho relatar o meu problema.

Comprei um Logan 1.6 em Outubro de 2017. Na data de ontem dia 01/03/2018, resolvi conferir a medida do óleo do meu veículo, fiz a constatação de estar baixo o óleo, somente a ponta da vareta. O motivo de ter verificado e tirar esta dúvida é que o meu pai adquiriu uma Oroch 1.6 em Janeiro de 2017, e com 5000 km ele constatou que o veículo estava faltando 2,5 litros de óleo, onde o mesmo levou o veículo até a concessionaria e eles informaram que veio com pouco óleo no motor. No meu caso, entrei em contato com Renault, enviaram um guincho e levaram até a concessionária para verificar o problema. No mesmo dia a Concessionária entrou em contato dizendo que tinha solucionado o problema, fui buscar o carro.
Em conversa com o mecânico, fui informado que todos os veículos da Renault 1.6, tem este problema e eles não tem uma solução. No meu caso, fizeram a troca da vareta do óleo e colocaram 3,0 litros de óleo no motor.
O meu veículo esta com 9.000 km e terei que observar e fazer acompanhamento junto a concessionária para verificar o problema. Resumindo, a Renault não sabe o motivo deste problema, não tem solução, não tem resposta...