Logan Clube do Brasil
Rotação do motor no cambio automático - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Rotação do motor no cambio automático (/thread-1469.html)

Páginas: 1 2

Rotação do motor no cambio automático - Tiago Costa - 04/04/2014 02:31

Olá pessoal...

Estou com um logan automático 13/13 desde setembro do ano passado e até agora é só alegrias com ele...

Acabei de mandá-lo para a revisão dos 10km, e fazia um tempo que queria postar aqui algumas dúvidas e experiências mas nunca encontrava muito tempo...

Pois bem...

Queria saber dos que tem automático ou experiência com esse tipo de câmbio, se é normal a seguinte situação: Sempre na segunda marcha, o giro do motor sobe até os 2.600 rpm mais ou menos, por exemplo, aí desce novamente um pouco, coisa de 300 giros para subir de novo, e só então muda para a terceira marcha... isso acontece independente se o pé tá "pesado" ou não... é quase imperceptível, só percebi por conta do mostrador do rpm...

Pois bem, falei na css a respeito disso com o mecânico lá...a resposta do mesmo é que é normal isso, que é por causa do câmbio automático mesmo...mas tô ressabiado com isso, tudo lá, eles ficam falando que é "normal"... vou relatar isso em outros tópicos!

E vcs, o que acham?

RE: Rotação do motor no cambio automático - alanjunio - 04/04/2014 09:11

Absolutamente normal, no meu acontece exatamente isto que vc falou, fica tranquilo isto é uma característica deste câmbio, e acontece na linha peugeot e citroen que utiliza este câmbio tb, pra vc que tem logan automático, só fique atendo a troca do óleo do câmbio aos 50k, A renault fala que não precisa trocar o óleo do câmbio que ele é vitalício, mas não dá garantia vitalícia para o câmbio, "estranho não?"

RE: Rotação do motor no cambio automático - soak78 - 06/04/2014 10:44

O meu também é um AT 13/13 e tem o mesmo comportamento no cambio. só percebo na segunda marcha isso.

RE: Rotação do motor no cambio automático - Alaan - 08/04/2014 15:59

Olá! O meu faz algo parecido, mas não percebo que cai tanto a rotação, parece ser só um pouco! E quanto ao consumo, qual média ele está fazendo? Obrigado! Um abraço!

RE: Rotação do motor no cambio automático - respindola - 09/04/2014 08:48

Isso que vc falou acontece mesmo. É o conversor de torque atuando.

Na quarta marcha do meu automático:

[Imagem: 2014-03-30%2012.12.08.jpg]

RE: Rotação do motor no cambio automático - Tiago Costa - 09/04/2014 10:54

(04/04/2014 09:11)alanjunio Escreveu:  Absolutamente normal, no meu acontece exatamente isto que vc falou, fica tranquilo isto é uma característica deste câmbio, e acontece na linha peugeot e citroen que utiliza este câmbio tb, pra vc que tem logan automático, só fique atendo a troca do óleo do câmbio aos 50k, A renault fala que não precisa trocar o óleo do câmbio que ele é vitalício, mas não dá garantia vitalícia para o câmbio, "estranho não?"

(06/04/2014 10:44)soak78 Escreveu:  O meu também é um AT 13/13 e tem o mesmo comportamento no cambio. só percebo na segunda marcha isso.

Obrigado aí amigos! Agora sim fico mais tranquilo...

(08/04/2014 15:59)Alaan Escreveu:  Olá! O meu faz algo parecido, mas não percebo que cai tanto a rotação, parece ser só um pouco! E quanto ao consumo, qual média ele está fazendo? Obrigado! Um abraço!

Amigo... o meu tá fazendo uma média simples, sempre na cidade: pé pesado / ar ligado/ transito carregado: 7.8 a 8.3
agora com o pé mais leve / ar ligado e transito bonzinho: tá fazendo de 8.1 a 8.6
por último...pé leve / ar desligado e transito maravilhoso(madrugada), se eu ficar assim por uma hora ( quase o tempo que eu levo para chegar em casa) ele chega a uma média de 9.0... sempre no computador de bordo...

deu para entender?

Agora média do tanque... a última que eu fiz, deu 8.2 a média... para mim...tá ótimo...e a sua?

Abraços!

RE: Rotação do motor no cambio automático - Rodrigo Lobianco - 09/04/2014 13:09

Tenho um AT 11/12 com 24.000km rodados, comprei há pouco tempo e procuro andar com o pé levinho na cidade mas o computador de bordo esta me dando uma media de 6,0km/l...

RE: Rotação do motor no cambio automático - respindola - 09/04/2014 13:30

álcool ou gasolina?

Infelizmente, o meu Sandero AT só ficou econômico depois dos 30.000 e tantos... Agora tá com 60.000km, bebendo de forma aceitável.

Não tem jeito, esse carro bebe mesmo. Tem que andar calminho ou abrir a carteira! Em compensação, na estrada ele faz médias melhores que muitos AT de 4 marchas...

RE: Rotação do motor no cambio automático - Alaan - 13/04/2014 09:45

Bom dia!

Tiago Costa o meu está fazendo 4.2km/l na cidade rodando no etanol, ele está com 2300 km rodados, estou pwnsando seriamente em me desfazer do carro e comprar um AT usado, Honda, Toyota etc!

Valeu!

Um abraço!

Alaan

RE: Rotação do motor no cambio automático - soak78 - 13/04/2014 10:57

Respindola.

A rotação do meu fica igual ao seu nessa velocidade...

(09/04/2014 08:48)respindola Escreveu:  Isso que vc falou acontece mesmo. É o conversor de torque atuando.

Na quarta marcha do meu automático:

[Imagem: 2014-03-30%2012.12.08.jpg]