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Informações Técnicas Primeira Geração
19/07/2011, 11:04
Resposta: #11
Re:Informações Técnicas
Se alguém souber podiam colocar quanto de óleo vai em cada motor, com e sem o filtro, e o modelo do filtro de óleo e de ar. Tem muita gente sem manual e o manual disponível on line não contempla a versão privilege 1.6 16v.
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09/08/2011, 21:15
Resposta: #12
Re:Informações Técnicas
O óleo é 5W40 ou 10W40, com grau API tipo SJ ou superior (SL, SM, etc). Os 5w40 que encontrei são todos sintéticos e os 10W40 são semisintéticos... a diferença principal? Preço: Os 100 % sintéticos são os "top de linha", as moléculas são produzidas totalmente de forma artificial, já os semi tem partes de óleo mineral, mais ou menos a depender do fabricante. A maioria das trocas que visitei vende ambos, mas é claro, a maioria usa o 10W40 semi sintético sem problemas por pelo menos 5.000 km. Alguns confiam no produto e vão até os 10.000 km. Vou trocar ainda este mês e planejo rodar uns 7.000 km.
Já o filtro de ar comecei a pesquisar. Esse filtro dá pra eu trocar em casa mesmo, por isso vou pesquisar bastante antes de escolher.

2008 1.6 8v
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31/08/2011, 14:06
Resposta: #13
Re:Informações Técnicas - Filtros de ar (motor)
Filtros de ar do motor 1.6 8v:
- MANN: C2680
- TECFIL: AR7705
- MAHLE (METAL LEVE): LX2830

Não encontrei os dois primeiros hoje no mercado local (Aracaju/SE) e terminei comprando o Mahle por R$ 28,00 à vista.

2008 1.6 8v
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27/10/2011, 22:39
Resposta: #14
Re:Informações Técnicas
complementando....o off-set das rodas de aço 14" é 43mm .

Alexandre - Logan 1.0 16V - 2010/2011
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29/11/2011, 09:35
Resposta: #15
Re:Informações Técnicas
(09/08/2011 21:15)deliohc link Escreveu:  O óleo é 5W40 ou 10W40, com grau API tipo SJ ou superior (SL, SM, etc). Os 5w40 que encontrei são todos sintéticos e os 10W40 são semisintéticos... a diferença principal? Preço: Os 100 % sintéticos são os \"top de linha\", as moléculas são produzidas totalmente de forma artificial, já os semi tem partes de óleo mineral, mais ou menos a depender do fabricante. A maioria das trocas que visitei vende ambos, mas é claro, a maioria usa o 10W40 semi sintético sem problemas por pelo menos 5.000 km. Alguns confiam no produto e vão até os 10.000 km. Vou trocar ainda este mês e planejo rodar uns 7.000 km.
Já o filtro de ar comecei a pesquisar. Esse filtro dá pra eu trocar em casa mesmo, por isso vou pesquisar bastante antes de escolher.

10W40 ou 5W40... o pessoal sempre fica com essa dúvida em função do preço do óleo sintético (bem mais caro)
No outro carro que tive, um Fox, a indicação sobre óleo era a mesma do Logan. Eu sempre troquei óleo(10W40) e filtro juntos, e colocava no selinho do para-brisas para 10.000Km, mas nunca cheguei nos 10 mil mesmo. É que eu sempre fico verificando o nível e a qualidade do óleo e como eu só uso gasolina, quando chega por volta dos 7~8 mil Km, ele já fica pretão e também meio ralo. Daí eu já troco.
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30/11/2011, 13:56
Resposta: #16
Re:Informações Técnicas
Já estou nos 49000 km e mês que vem faço a troca. Novamente vou trocar pelo 10w40, a não ser que encontre uma promoção muito boa pro 5w40. O fabricante do óleo sintético faz uma bela propaganda com um monte de termos técnicos a respeito da qualidade do óleo mas eu mesmo não tenho essa percepção toda de desempenho e conservação do motor quando é utilizado o óleo sintético. Por isso, darei preferência ao óleo mais barato com a qualidade indicada pela Renault, 10w40, viscosidade SL, sendo conservador na quilometragem, com trocas a cada 5.000 km. Tenho receio em por um 5w40, rodar 10.000 km e só depois notar que rodei demais e óleo tá feito café.
Algum colega do forum já experimentou usar o sintético 5w40 até os 10.000 km?

2008 1.6 8v
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01/12/2011, 07:45
Resposta: #17
Re:Informações Técnicas
Todo óleo fica escuro, isso não é e nunca foi fator para determinar se o óleo está bom ou ruim.

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01/12/2011, 09:55
Resposta: #18
Re:Informações Técnicas
(01/12/2011 07:45)Horatio link Escreveu:  Todo óleo fica escuro, isso não é e nunca foi fator para determinar se o óleo está bom ou ruim.

Aham, exatamente.

O óleo fica escuro porque também tem a função de limpar o motor, recebendo os resíduos da combustão. O problema é que chega um ponto em que ele e o filtro saturam, provocando a formação de borra.
Um motor novo, após rodar os primeiros 10 mil Km, provavelmente vai estar com o óleo ainda clarinho, mas que já perdeu muito das suas propriedades. Contudo, um motor com 100, 120 mil Km rodados, 3 ou 4 mil Km após a troca de óleo ele já vai estar escuro mas ainda não estará vencido.
Tem que ponderar.

Quanto ao óleo 5w40 me parece que a vantagem principal dele é nas partidas frias e não na prorrogação das trocas. Aliás, no teste de Longa Duração (revista 4 Rodas) do Logan 1.0 16v
(http://quatrorodas.abril.com.br/carros/d...7790.shtml) houve desgaste prematuro no comando de válvulas por deficiência de lubrificação nas partidas frias. Pra previvnir isto pode ser que valha a pena.
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05/12/2011, 15:02
Resposta: #19
Re:Informações Técnicas
Já li no site da BR Distribuidora a respeito das especificações de óleo, e o fato do 5W40 ser mais apropriado para partidas "frias" faz sentido. Segue abaixo trecho do tópico "LUBRAX-MITOS SOBRE LUBRIFICAÇÃO" (http://www.br.com.br):
"20. O que significam os números (15W-40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo?
Estes números que aparecem nas embalagens dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 15W-40, etc.) correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100ºC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação."
Seguindo essa linha de raciocínio, uma vez que moro em Aracaju/SE, com uma média no verão de 31º C e no inverno de 24º C, o 10W40 atende muito bem no quesito viscosidade na partida à frio.

2008 1.6 8v
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06/12/2011, 08:13
Resposta: #20
Re:Informações Técnicas
Pois eh!
E se nem pra isso servir, eu não sei, sinceramente, o que justificaria 40% a mais no preço do sintético em relação ao semi.
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