Logan Clube do Brasil
Tubulação de água quente do Logan - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Tubulação de água quente do Logan (/thread-371.html)

Páginas: 1 2 3 4 5


RE: Tubulação de água quente do Logan - Admin - 19/10/2013 21:40

fat jack, essas mangueiras são aquelas usadas nas instalações de ar condicionado residencial do tipo split?

Para quem quiser ver aqui está o link original da modificação sugerida pelo fat jack. O link contém outros posts, e prestem bem a atenção no que ele escreveu de advertência.

http://www.meupicanto.com/category/motor/ar-condicionado/


RE: Tubulação de água quente do Logan - Admin - 19/10/2013 22:00

(19/10/2013 21:40)horatio Escreveu:  fat jack, essas mangueiras são aquelas usadas nas instalações de ar condicionado residencial do tipo split?

Para quem quiser ver aqui está o link original da modificação sugerida pelo fat jack. O link contém outros posts, e prestem bem a atenção no que ele escreveu de advertência.

http://www.meupicanto.com/category/motor/ar-condicionado/

Aliás, lendo o site acima o camarada que inventou a gambiarra diz para não colocar a mangueira na tubulação quente do sistema! Cuidado, pessoal!


RE: Tubulação de água quente do Logan - fat jack - 21/10/2013 10:20

Na verdade ao meu ver não se trata necessariamente de uma gambiarra (desde que, é claro seja bem executada). Acho também que pode ter havido um equívoco neste post (na verdade o que eu me referi é um existente no fórum do Renault Clube), pois o isolamento das mangueiras do ar-quente na minha opinião não interfere em nada no funcionamento do ar-condicionado, ao contrário dos dutos descobertos e emanando calor dentro da cabine (calor este que o ar-condicionado terá de compensar, aí sim funcionando ou em temperatura menor, por mais tempo ou ambos).
Pelo que eu entendo do sistema, na verdade o ar-quente somente interfere no sistema do ar condicionado quando o botão do ar não estiver 100% no frio, caso contrário não há contato do ar quente com o frio.
Valeu! Demais


RE: Tubulação de água quente do Logan - Admin - 21/10/2013 11:25

O tópico do renault clube se refere a este tutorial, que é o original. Quando transcrever coisas para aqui vamos procurar sempre usar o original, não cópias dos originais.

Mas usar a mangueira de poliuretano é para evitar que o frio escape e de dissipe. Se não me engano, a mangueira de poliuretano se derrete em contato direto com o calor, o que inviabiliza utilizá-la em qualquer tipo de tubulação quente.


RE: Tubulação de água quente do Logan - fat jack - 21/10/2013 11:59

Horátio, confesso não ter entendido seu comentário a respeito de qual é o original, pois no material que eu citei não vi menção nenhuma e somente fiz referência a mesma quando o link da matéria "...picanto..." foi postada, como forma de informar não ter sido esta a minha base de informação. Sobre o problema, não tenho conhecimento técnico específico, então o que segue é somente a minha opinião: honestamente não acredito um material tido como "isolante térmico" não resistir ao calor gerado pela tubulação de ar-quente do veículo (que deve estar por volta dos 100º - tal qual o restante do sistema de arrefecimento do carro).
De qualquer forma, voltando ao principal do tópico que a meu ver é apresentar possíveis soluções para a irradiação de calor da tubulação de ar-quente para dentro do habitáculo, talvez, então, uma possibilidade seja o revestimento desta mesma tubulação por Thermotape, fita usada inclusive em coletores de escapamento de carros preparados, ou seja tolera com folga o calor das tubulações às quais queremos "isolar", encontrável em fitas com largura a partir de 15cm, acredito que seja uma opção mais trabalhosa, mas dadas as dúvidas levantadas, acho que deve ser considerada...
Valeu! Demais

Segue aqui uma observação do fabricante deste material "Propriedades do poliuretano":
"...◦Não é recomendado para sistemas que operam em temperaturas elevadas. Sua temperatura máxima de operação é de 100°C."
Portanto o Horátio tem razão quanto ao uso deste material, estou vendo outras opções (existem..., a suportam até 200ºC), assim que as tiver em mãos, posto.
Valeu!Demais


RE: Tubulação de água quente do Logan - Admin - 21/10/2013 12:39

O tutorial do renault clube sobre a aplicação da mangueira cita como fonte original da ideia o do meu picanto que informei, está bem no início do tutorial, por isso citei o original (segundo o próprio autor do tutorial do renault clube). E como já tinha dito essa mangueira não suporta temperaturas elevadas (tinha lido essa informação em um blog sobre ar condicionado split, mas não tenho mais o link para compartilhar). Tudo muito simples e direto.


RE: Tubulação de água quente do Logan - Admin - 21/10/2013 12:49

Sobre o tópico a única solução que não daria problemas é fazer uma tampa para aquela região.


RE: Tubulação de água quente do Logan - jdonadel - 11/03/2014 12:47

Olá, sei que o tópico é antigo, mas gostaria de contribuir.

Isolar essa tubulação não irá afetar em nada o A/C.
Entretanto o fato de estar sempre ligado, mesmo desligado no botão, faz com que ocorra uma perda de eficiência do A/C.

Já pensei em adaptar uma eletroválvula para possibilitar o isolamento perfeito quando em posição desligado, mas acho que o trabalho é imenso.

O certo era isso vir de fábrica.

No Logan romeno, existe uma proteção e saída para os pés dos passageiros da traseira.


RE: Tubulação de água quente do Logan - neides smiderle - 19/03/2014 14:44

Ola Pessoal!
Alguem consegiu resolver esse problema?


RE: Tubulação de água quente do Logan - jdonadel - 19/03/2014 14:49

Solução definitiva não, paliativa sim.

Paliativa:
- desligar o radiador de agua quente
- proteger os tubos com fita termica