Logan Clube do Brasil
Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - Versão para Impressão

+- Logan Clube do Brasil (https://www.loganclube.com.br)
+-- Fórum: Oficina (/forum-4.html)
+--- Fórum: Mecânica, Elétrica, Rodas, Pneus e Suspensão (/forum-9.html)
+--- Tópico: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? (/thread-1046.html)

Páginas: 1 2 3 4

Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - alanjunio - 30/10/2013 16:39

Galera como vocês tenho um logan 1.6 16V automático 2012 com 33000km que é o meu xodó, trato ele com maior carinho e a manutenção rigorosamente em dia, óleo sempre 10w40 da mobil, que é uma marca conceituada e estou pagando R$21,00 o litro aqui perto da minha casa, programado a troca das velas aos 40000 juntamente com as correias de acessória e dentada juntamente com seus respectivos rolamentos, mas uma dúvida que tenho é em relação ao óleo da transmissão, alguém já fez a troca? a Renault fala que este óleo não se troca que é vitalício, mas não existe nenhum sistema hidráulico que o óleo seja vitalício, a prova disto é o tanto de problemas que esta transmissão apresentou no passado quando equipava os megane e scenic, sendo assim vou comprar os 6 litros de óleo para o câmbio e já programar a troca aos 50000 km que creio que seja uma kilometragem aceitável, e vocês quando pretendem trocar o óleo da transmissão automática do logan? se já trocou conte sua experiência.

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - Admin - 30/10/2013 20:06

Óleo do câmbio só deve ser trocado quando ele for desmontado para reparo, caso contrário só se deve verificar o nível e caso ele esteja muito baixo aí tem que desmontar para ver o que é. Caso tenha baixado muito pouco, basta completar o nível.

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - logan2012 - 30/10/2013 23:06

ate onde sei mesmo oleo de cambio manual nao se troca assim, apenas verifica o nivel e completa, se for o caso, e verifica se existe algum vazamento (nas coifas principalmente). Tem carros que no maximo se troca a cada 100 mil Kms (oleo mineral) ou quando se trocam as coifas, mas o oleo de caixa automatica nada tem a ver com oleo de caixa manual. O de automatica eh do tipo ATF, Dexron, etc.

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - Admin - 31/10/2013 06:17

Sempre ouvi que o da caixa automática nunca se troca, desde os primeiros Monzas automáticos. Recomendação: faça o que está escrito no manual!

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - Alaan - 31/10/2013 08:39

Discordo, estas caixas trabalham em alta temperatura 80Cº +-! Imagina no verão em congestionamento! Troca o filtro junto e economiza no futuro, uma caixa destas dura muito se bem cuidada! Valeu! Alaan

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - Marcelofb - 31/10/2013 09:48

No manual fala pra trocar com 80 mil se não me engano, com uso normal. Tem uma observação para quem usa o carro em casos específicos que deve trocar com menos tempo.
É uma revisão que tem até um preço mais alto na tabela da Renault para este carro.

Abraço.

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - viniluz23 - 31/10/2013 11:59

atentem a 1:40 minuto do video
onde ele fala sobre a troca do oleo, é necessário sim fazer a substituição da mesma!

https://youtu.be/qIywuYGwG8Y

este video é mais especifico!

https://youtu.be/qI_TdeQp9VI

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - alanjunio - 31/10/2013 14:40

(31/10/2013 09:48)Marcelofb Escreveu:  No manual fala pra trocar com 80 mil se não me engano, com uso normal. Tem uma observação para quem usa o carro em casos específicos que deve trocar com menos tempo.
É uma revisão que tem até um preço mais alto na tabela da Renault para este carro.

Abraço.

No manual não fala pra trocar com 80000 em lugar nenhum, segundo a Renault esta transmissão não se troca o óleo, ela fala que o óleo da transmissão automática é vitalicio, se tem alguma dúvida procura na internet sobre problemas na caixa DP0, não existe sistema hidráulico nenhum no mundo que não se troca o óleo, agora cabe ao usuário decidir o que é melhor, trocar o óleo ou trocar o câmbio inteiro.

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - Admin - 31/10/2013 14:46

Se no manual não diz nada sobre a troca de óleo do câmbio automático vocês devem entrar em contato com a Renault, preferível que seja por e-mail ou através das redes sociais, de forma que o contato fique registrado. Para o carro funcionar perfeitamente por bastante tempo tem que seguir rigorosamente o que está indicando no manual de manutenção do veículo.

Uma dica que posso dar é que toda vez que trocar o óleo do câmbio automático deve-se trocar junto o filtro do mesmo. Depois de pesquisar aqui vi que não é o óleo que não deve ser trocado, e sim a caixa automática que tem a mesma vida útil do motor, trocando o óleo corretamente (aí que é importante seguir o que a fábrica recomenda) o câmbio pode durar até mais que o motor.

RE: Logan 1.6 16V automático, quem já trocou o óleo da Transmissão? - Admin - 31/10/2013 14:49

viniluz23, editei seu tópico para colocar os vídeos direto no tópico. No modo de edição completa tem um botão que coloca os vídeos do Youtube diretamente no tópico, basta você ter o link deles.