Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Relação Gasolina x Etanol
30/07/2013, 07:21
Resposta: #23
RE: Relação Gasolina x Etanol
então Logan, questão da gasolina é complicado mesmo, a Petrobras é controlada pelo governo, ambos tem que investir quase 1 bi em cada refinaria só pra reduzir o teor de enxofre.. nosso Petroleo é quase do tipo pesado e com isso temos que importar uma parcela para misturar nas refinarias, então com a inauguração futura do complexo de Itaboraí e a modernização e ampliação da capacidade produtiva das refinarias existentes, com a inauguração das novas, vai reduzir e muito a importação.
O álcool misturado na gasolina era pra ser um agente oxigenante somente, pra melhorar a queima da gasolina, que nunca será completa, por isso no USA há algum tempo eles tem a E10, e agora a E15. Mas lá eles também tem enxofre alto, mas aqui no Brasil a coisa é berrante, culpa do governo/Petrobras pela falta de investimentos. Uma gasolina adequada com somente 10% de álcool como agente oxigenante segundo estudos não afeta no consumo comparando-se com 100% de gasolina, mas aqui além de oxigenar entra como agente controlador de octanagem pela falta de capacidade de atendimento de demanda interna de um combustível de octanagem enquadrada, mas para exportar para os vizinhos uma parcela de gasolina melhorada o governo faz, até porque existem regiões muito altas e com isso fisicamente afeta na taxa de compressão não exigindo a mesma octanagem daqui.. então daqui a 2 décadas veremos se a produção do petroleo leve do pré-sal vai acabar com toda esta conversa...

Eu comparo a seguinte situação quando você menciona que o problema pode ser o carro parado por duas semanas:
- antes eu morava no litoral, era raro eu pegar um "frio" abaixo de 20 graus lá; na temperatura já próxima de 18 graus o carro ainda assim sempre pegou de boa com Etanol, mesmo parado por 1 mês que foi o máximo que fiquei ausente, e isto foi por duas vezes !

- agora moro no ABC paulista, quando começou o frio começou na faixa de 18 graus, mesmo assim o carro pegava de boa, sem tremedeira, sem luz de aviso nem nada, mesmo duas semanas parado também; agora que está entre 15 à 18 pela manhã com sol, o carro dá uma trepidadinha por alguns segundos só; já quando está entre 14 e 16 graus acontece aquilo que falei, chega até piscar a luz do sistema de controle de poluição cerca de 1 minuto. Mas e quando a temperatura está abaixo de 14 graus, acontece o quê ? Nada!
A partida a frio entra nessa situação e está garantindo rendimento satisfatório para esta situação incômoda para o álcool na fase a frio, no frio mesmo.. mas no Logan isto parece que tem que estar nevando pra injetar o tanquinho, exagero isso ao meu ver num sistema que só comporta menos de 1 litro de gasolina, ou seja, nada de oneroso para manter,assim como disse não custava nada injetar com mais frequência, e aí é que deveria entrar a Renault na história, eu acho que não precisa de engenharia não conforme você mencionou, acho que é simplesmente alteração de parâmetro ! Sendo este o caso você acha que alguma oficina com o scaner adequado para um Logan 2010/2011 conseguiria visualizar/alterar isto pra mim ?
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 

Mensagens neste Tópico
RE: Relação Gasolina x Etanol - robson - 30/07/2013 07:21

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
Foto Luz da gasolina piscando João Vitor 0 1.753 26/08/2023 21:59
Última Resposta: João Vitor
  Cheiro de gasolina dentro do carro Bruno_s06 1 4.087 23/02/2022 15:27
Última Resposta: Wagnerrs
  Marcador de gasolina com defeito. Logan 2012 DayGian 0 3.096 03/05/2021 14:50
Última Resposta: DayGian
  Sumindo Muita Gasolina Do partida a FRio Wadson Faria 3 12.502 06/03/2021 12:58
Última Resposta: Rodrigo Bobert
  Consumo alto apos troca da bomba de gasolina christiano32 1 6.040 08/01/2021 14:31
Última Resposta: Juniorw580
  Cheiro de gasolina no lado de fora DiogoP 1 6.940 27/12/2020 20:54
Última Resposta: lopesluizh
  Logan ruim de saída com etanol! joanmefi 1 3.859 18/02/2019 11:46
Última Resposta: rarivar
  Logan 1.6 16v 2007/2008 falhando na gasolina rarivar 1 5.285 14/02/2019 13:27
Última Resposta: Eekhoorn
  Giro a chave e não mantém 12V por 2/3 segundos energizando a bomba de gasolina Samadhi Fábian 3 6.475 18/09/2018 23:03
Última Resposta: Samadhi Fábian
  Segunda luz de aviso de gasolina??? juanvazquez 7 126.880 30/08/2018 16:11
Última Resposta: JLEO

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes