|
Tanque da partida a álcool esvaziando
|
|
16/09/2013, 10:22
|
|||
|
|||
|
RE: Tanque da partida a álcool esvaziando
Senhores, essa é a conclusão que eu chego lendo artigos na internet:
a estratégia de partida a frio utilizando o tanquinho funciona assim: ela memoriza a última condição de funcionamento pela lambda, para que na próxima partida dependendo da leitura anterior da lambda e da temperatura da água de arrefecimento a ECU então aciona o tanquinho. Lembrando também que em qualquer partida a frio dependendo do quanto está baixa a temperatura a ECU aumenta o tempo de injeção normal nessa situação de acordo com uma tabela que relaciona com a temperatura, enriquecendo a mistura nesta fase em favor do aquecimento inicial do motor. Não existe um sensor que detecte o combustÃvel dentro do tanque; o que existe atualmente já é outra estratégia: quando a ECU detecta uma variação significativa no nÃvel do tanque principal quando se volta a ligar o carro logo após um abastecimento, ela entra primeiro em um modo de aprendizado queimando a mistura num fator intermediário aos dois combustÃveis que garanta a combustão e o carro poder andar ao mesmo tempo que está analisando, em questão de segundos, e somente neste caso, a leitura da sonda lambda ( normalmente instável em partida a frio, mesmo o carro quente mas ainda em marcha-lenta a lambda é instável por isso ignorada nessa fase quando o combustÃvel ainda é o mesmo, por isso é necessário rodar uns 5km se houver alteração significativa na mistura para que a ECU "aprenda" com segurança qual é a nova mistura de combustÃvel presente no tanque e não só pelo fato do combustÃvel novo ter que preencher toda a linha do sistema ), ou seja, justamente para informar a ECU o mais rápido possÃvel se o combustÃvel é o mesmo ou houve alteração na mistura depois do último desligamento/abastecimento, para rapidamente retomar a estratégia anterior ou adotar progressivamente uma nova ( uns 5km depois ) de acordo com que a sonda lambda 1 está informando. Na fase de partida a frio a leitura da sonda lambda não será considerada se a ECU não detectar variação considerável no nÃvel de combustÃvel proveniente do último desligamento, ou seja pode empregar o mesmo fator anterior que estará seguro para a combustão. |
|||
|
« Anteriores | Seguintes »
|
Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes

Pesquisar
Lista de Membros
Calendário
Ajuda



