Responder 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tanque da partida a álcool esvaziando
16/09/2013, 10:22
Resposta: #10
RE: Tanque da partida a álcool esvaziando
Senhores, essa é a conclusão que eu chego lendo artigos na internet:
a estratégia de partida a frio utilizando o tanquinho funciona assim: ela memoriza a última condição de funcionamento pela lambda, para que na próxima partida dependendo da leitura anterior da lambda e da temperatura da água de arrefecimento a ECU então aciona o tanquinho.
Lembrando também que em qualquer partida a frio dependendo do quanto está baixa a temperatura a ECU aumenta o tempo de injeção normal nessa situação de acordo com uma tabela que relaciona com a temperatura, enriquecendo a mistura nesta fase em favor do aquecimento inicial do motor.

Não existe um sensor que detecte o combustível dentro do tanque; o que existe atualmente já é outra estratégia:
quando a ECU detecta uma variação significativa no nível do tanque principal quando se volta a ligar o carro logo após um abastecimento, ela entra primeiro em um modo de aprendizado queimando a mistura num fator intermediário aos dois combustíveis que garanta a combustão e o carro poder andar ao mesmo tempo que está analisando, em questão de segundos, e somente neste caso, a leitura da sonda lambda ( normalmente instável em partida a frio, mesmo o carro quente mas ainda em marcha-lenta a lambda é instável por isso ignorada nessa fase quando o combustível ainda é o mesmo, por isso é necessário rodar uns 5km se houver alteração significativa na mistura para que a ECU "aprenda" com segurança qual é a nova mistura de combustível presente no tanque e não só pelo fato do combustível novo ter que preencher toda a linha do sistema ), ou seja, justamente para informar a ECU o mais rápido possível se o combustível é o mesmo ou houve alteração na mistura depois do último desligamento/abastecimento, para rapidamente retomar a estratégia anterior ou adotar progressivamente uma nova ( uns 5km depois ) de acordo com que a sonda lambda 1 está informando.

Na fase de partida a frio a leitura da sonda lambda não será considerada se a ECU não detectar variação considerável no nível de combustível proveniente do último desligamento, ou seja pode empregar o mesmo fator anterior que estará seguro para a combustão.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
Responder 


Mensagens neste Tópico
RE: Tanque da partida a álcool esvaziando - robson - 16/09/2013 10:22

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
  Luz de injeção e Partida Frio ascendendo de uma Vez Guilherme031 0 1.990 24/11/2023 00:08
Última Resposta: Guilherme031
  Partida longa Logan 1.0 16v 2008 Alexandre Holtz 1 2.875 22/09/2023 19:39
Última Resposta: Alonso58
  Ao abastecer o tanque tranca a bomba smistura 25 101.471 12/07/2023 21:30
Última Resposta: Jason Urias
  sandero 1- partida com dificuldade depois normaliza capistra 0 1.979 10/07/2023 18:48
Última Resposta: capistra
  Partida do Motor Luiz Carlos Freitas Pinheiro 0 2.012 19/05/2023 21:07
Última Resposta: Luiz Carlos Freitas Pinheiro
  Logan 1.6 8v - Não pega na 1ª partida Dayvison 0 2.133 23/02/2023 11:21
Última Resposta: Dayvison
  Carro não acende painel e não dá partida PhillipeCasa 0 5.794 21/08/2021 16:49
Última Resposta: PhillipeCasa
  partida a frio robson 15 51.392 26/07/2021 12:44
Última Resposta: cassioncruz
  Sumindo Muita Gasolina Do partida a FRio Wadson Faria 3 12.691 06/03/2021 12:58
Última Resposta: Rodrigo Bobert
  Carro da partida mas não liga. Gabriel Dias 3 11.377 25/12/2020 17:45
Última Resposta: ricardoelx9308

Ir ao Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes