Classificação do tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rodízio de pneus
#1
São 359 tópicos. Não sei se este assunto já foi tratado.
Fui fazer o rodízio de pneus. Meu Logan está com 30000km.
Minha pergunta: a concessionária, nas revisões de 10 e 20 mil km, não deveria fazer alinhamento pra ver a situação de desgaste dos pneus?
Meu rodízio não deu certo e tive que desfaze-lo, pois apresentou problemas nos pneus que estavam atrás.
Responder
#2
Eu faço alinhamento, balanceamento e rodizio a cada 10 mil km.
Responder
#3
Eu só faço alinhamento e balanceamento quando noto que o volante está trepidando ou puxando para algum lado, ou então com desgaste acentuado em algum pneu. Fora isso, considero desperdício de dinheiro.
Responder
#4
(22/10/2013, 17:35)l.carneiro54 Escreveu: Eu só faço alinhamento e balanceamento quando noto que o volante está trepidando ou puxando para algum lado, ou então com desgaste acentuado em algum pneu. Fora isso, considero desperdício de dinheiro.

Eu considero desperdício, você esperar ter desgaste nos pneus para fazer alguma coisa, eu faço manutenção preventiva no meu carro e não corretiva, mas acho que cada um faz o que quiser com o seu carro!
Responder
#5
Sempre faço a manutenção preventiva de meus carros, mas existem certos exageros disseminados principalmente por empresas de má fé que querem apenas extorquir o dinheiro do consumidor. Acabei de tirar o meu Logan da revisão de 20.000 km. O carro não puxava para lado nenhum e não trepidava volante. Porque gastar então em uma geometria e balanceamento? Apenas para agradar a concessionária? Óbvio que tenho o bom senso de saber que existe um limite para a troca de peças e serviços. Com certeza, farei a geometria aos 30.000km. Correia dentada, esticador e correias de acessórios aos 60.000km e por aí vai...
Responder
#6
Também não faço alinhamento/balanceamento a cada 10 mil km. Basta que você faça uma inspeção visual toda semana, quando você verifica a calibragem do pneu... mas aposto que a maioria não verifica a calibragem do pneu toda semana (principalmente quem faz rodízio a cada 10 mil km, isso foi o que um dono de oficina de alinhamento me disse, dados estatísticos dele). É fácil sentir quando tem algo errado na direção do carro.

Gastar 150 reais a cada 10 mil km, com 30 mil km você já compra dois pneus, se houver desgaste excessivo será apenas nos pneus da frente. Nos pneus traseiros só há desgaste excessivo se você cair em crateras e alterar o balanceamento, o que é facilmente sentido na direção, e aí sim é necessário fazer uma inspeção mais detalhada. E se você não pôde usar os pneus traseiros na dianteira é por que houve desleixo na manutenção do carro (não importa se foi sua ou da concessionária, houve desleixo e ponto final).
Responder
#7
Também não faço, a menos que note indícios de algo errado. Além de gastar com algo que não está sendo necessário, corre-se o risco de que aquilo que estava perfeito, fique ruim. Outra coisa é essa conversa de amortecedores serem trocados com 30.000Km: durabilidade de componentes de suspensão depende demais do modo como cada um dirige, e das condições do pavimento por onde trafega.
Meu carro atual: Renault Logan Privilège 1.6 8v 2008/2009* Meus carros anteriores: Chevrolet Monza GLS 2.0 EFi 1995/1995*Fiat Palio ELX 1.0 16v Fire 2001/2001*Asia Towner SDX 0.8 1997/1997*VW Gol GL 1.8 1991/1991*Alfa-Romeo 2300 1976/1977<br />Flanelinha bom, é flanelinha morto!
Responder
#8
Horatio e L.Carneiro 54
Analisando seus comentários, acredito que o senhores tem razão, estava apenas seguindo orientação da pneumar, que foi onde comprei os pneus, na verdade fui orientado a verificar alinhamento e balanceamento e rodizio a cada 5000, achei exagero, por isso fiz de 10000, e em nenhuma das 2 vezes que fiz, (só rodei 20 mil) notei algum problema, o carro nunca puxou pra lado nenhum, nem nunca vibrou o volante, e verifico a calibragem toda semana, com um verificador de calibrem que tenho em casa. minha duvida é a seguinte, e o rodizio? faço de quanto em quanto tempo? e quando fizer, não é necessário alinhamento e balanceamento? obrigado pelos relatos, acredito que estava apenas gastando dinheiro a toa!
Responder
#9
viniluz23, você deve verificar a calibragem dos pneus no mínimo a cada 15 dias, o ideal é que seja feita toda semana, e neste momento você verifica se tem algo errado com o pneu (se está aparentando desgaste irregular etc).

Quanto ao rodízio, eu também não faço. O rodízio tem como objetivo fazer os 4 pneus gastarem por igual, ou seja, fazendo o rodízio você troca 4 pneus de uma só vez. Não fazendo o rodízio você vai apenas trocar 2 pneus por vez, já que os dianteiros vão durar em média 40 mil km sem fazer rodízio (pneu de boa qualidade), já os traseiros duram quase o dobro. Na minha Meriva que tive, que era táxi, rodei 80 mil km com os pneus traseiros, quilometragem em que o TWI foi atingido, então troquei-os logo, mas poderia rodar mais um pouco.

Se você não fizer rodízio, quando você fizer a troca você deve colocar os pneus novos na traseira e os que estavam na traseira devem ser colocados na frente, e nesse caso você deve fazer o balanceamento das 4 rodas e o alinhamento.
Responder
#10
Revivendo o tópico, a prática de rodízio de pneus não é recomendada para o Logan, conforme consta no Manual do Proprietário, página 5.8.
efasj
Renault Logan Dynamique Étoilé 1.6 8v Manual 2013/2014 + Techno Pack Plus "Quiksilver"
Responder


Tópicos possivelmente relacionados…
Tópico Autor Respostas Visualizações Última postagem
  Logan 2011 - Rodas e Pneus Fabiomelo 0 576 24/06/2026, 00:13
Última postagem: Fabiomelo
  Pneus Logan 2015 Daniel Vieira 1 4.266 08/07/2020, 01:00
Última postagem: pmsneto
  Pneus de tamanhos diferentes na traseira e dianteira. marciofreirerj 4 9.430 28/10/2019, 17:39
Última postagem: lorpa
  Pneus luciano cury 6 9.037 25/08/2018, 00:14
Última postagem: fcrosa
  Correta utilização de pneus meia vida Luciano Augusto 2 6.495 12/05/2018, 17:36
Última postagem: Alonso_Jr
  sugestão de pneus williameb 3 7.645 04/05/2017, 11:01
Última postagem: JLEO
  Pneus Aro 15 Goodyear 185/60R15 88H Direction Sport evandro martins 6 12.823 02/04/2017, 12:33
Última postagem: TIAGO ADAUTO DOS SANTOS
  Pneus novos com alinhamento e balanceamento Sotaviano 6 13.354 22/03/2017, 14:53
Última postagem: alanjunio
  Sugestão de medidas de Pneus Rodrigo Omena 12 48.206 22/03/2017, 09:29
Última postagem: Storm25
  Substituição dos pneus por medidas diferente _ dúvidas JRomão 11 37.843 08/03/2017, 08:18
Última postagem: lorpa

Pular para o Fórum:


Usuários navegando neste tópico: 1 Convidado(s)