Responder 

Avaliação do Tópico:
  • 0 Votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda urgente! A bendita "Sonda Lambda"
09/12/2014, 18:33
Resposta: #1
Ajuda urgente! A bendita "Sonda Lambda"
Boa tarde. Peço desculpas se o problema que vou relatar aqui já foi explorado, mas não consegui encontrar nas buscas que fiz.

Sou o dono de um Logan 2011/2011, com pouco mais de 42 mil km rodados, e que recentemente saiu da CSS da revisão dos 40 mil km. Tenho o carro há três anos, sou o primeiro proprietário e gosto muito dele, nunca deu problemas, nem mesmo depois de um acidente.

Vinha abastecendo o carro apenas com álcool há algum tempo. Mas dia desses decidi fazer a troca do combustível, enchi o tanque de gasolina, e por um problema não consegui rodar os cinco quilômetros recomendados para a central identificar. Foi quando começou o problema.

O carro começou a engasgar muito na hora de dar a partida, ao ponto de os giros caírem e não querer pegar -para isso tem de forçar demais a partida, o que nunca é recomendado. De cara imaginei que a troca de combustível fosse o problema. Quando realmente precisei dar essa exigida extra, o carro voltava a funcionar normalmente só quando começava a esquentar -"dois palitos", no mostrador digital, e já rodava normal.

Para levar o dito cujo à oficina (Bosch Service), pensando apenas em resetar o sistema para que voltasse a identificar a gasolina normalmente, precisei dar essa forçada no tranco. Foi quando ouviu um guinchado forte vindo da parte traseira, e a direção hidráulica ficou bem dura. O carro ainda estava dirigível, mas duro para fazer as curvas. Deixei lá para diagnóstico.

Em conversa rápida por telefone no fim do dia, vieram com o argumento de ser a sonda lambda que PODE ter dado problema, e quiseram fazer a troca da bendita -por quase R$ 400. No carro da minha mulher (Fiesta Rocam) usaram o mesmo H, e o problema era outro.

Já ouvi falar que muita gente culpa a sonda pelos problemas, considerando-se que é um equipamento feito para durar mais do que três anos ou 40 mil km. Queria saber se alguém passou por um problema parecido aqui, se realmente pode ter alguma interferência da sonda na questão da partida -já que não acredito que possa ter efeito nos outros problemas relatados.

Obrigado pela atenção.
Encontrar todas as respostas deste usuário
Citar esta mensagem em uma resposta
09/12/2014, 18:47
Resposta: #2
RE: Ajuda urgente! A bendita "Sonda Lambda"
Bom, como meu carro precisou de muito "amor" para funcionar beleza, eu sempre que precisava, desligava o positivo da bateria por 1 min e automaticamente zerava a central.

Ao meu ver, o maior "nojo" desse carro é a central, mas no seu caso, pode ser catalizador.

Abraços.
09/12/2014, 19:03
Resposta: #3
Opa, pra resetar a central acho que precisa mais de um minuto amigo. Uma vez deixei o dia todo desligada a bateria pra resetar.

Abs.

Atualmente:
Hyundai Santa Fe V6 3.5 4x4 2011/2012
Renault Logan 2011/2012 1.6 16v Expréssion Automatic Cinza + Airbag e ABS
Renault Sandero 2013 1.0 16v Expréssion Prata + Airbag e ABS

Já tive:
Renault Sandero 2012/2013 1.6 16v Privilége Automatic Prata + Airbag e ABS
Renault Logan 2011 1.6 8v Expréssion Prata + Airbag e ABS
Renault Sandero 2010 1.0 16v Expréssion Prata
Renault Logan 2009 1.6 8v Expréssion Prata

Sorocaba - SP
09/12/2014, 19:26
Resposta: #4
O ideal não é apenas resetar a central e sim configurar ela para o combustível correto que está no tanque, assim acabam-se os problemas e na próxima vez que trocar de combustível é só seguir o recomendado de rodar alguns km.

Administrador/Fundador do Logan Clube do Brasil
Visite nosso Twitter!

Garagem
Sandero Stepway Zen 1.6 16v 2023

Garagens Antigas
Logan Authentique 2011 1.0 16v Vermelho
Suzuki EN 125 Yes 2007/2008 Prata
Palio EX 2001/2002 1.0 8v Fire Cinza
Logan Expression Up 2011 1.0 16v Preto
Fiesta Hatch Rocam 1.6 8v 2013
Logan Expression 2010/2011 1.0 16v Prata
10/12/2014, 06:48
Resposta: #5
eu não entendo isso... eu troco de combustível como se trocasse de roupa, ou de comida... não rodo os 5km "recomendados"...
e NUNCA tive problema, nos meus 79640km

minha central deve ser a mais top que a Renault possa ter feito na vida toda...

para o reset da central, é desconectar os bornes da bateria, os dois(sem passar pela bateria), e ligar eles deixando assim de 1 a 5 minutos.

Atual SPIN LT AT 1.8 Prata 2012/2013
Ex Etios 1.5 XLS HB Branco 2015
Ex Logan 1.0 16v Expression Prata 2012
Joinville - SC
10/12/2014, 13:29
Resposta: #6
Olá amigo, passei por um problema similar... Trocava de combustível e o carro afogava quando eu desligava. Foi pra CSS e la trocaram a sonda lambda, válvula termostática, limparam o corpo da borboleta, bico injetores e OK. O carro funcionou durante 1 mês +/-, quando troquei novamente o combustível, novamente ele engasgou. Resetava a central e o carro funcionava mas com a partida debilitada(sempre demorando a pegar). Ai o jeito seria deixar ele em alguma oficina(Renault é fod# deixar pois já queriam trocar tudo no carro e o preço só comendo), mas ai já ficaria caro e resolvi vender o carro.
Resumindo, o problema deve estar na sua central e não na sonda.

Thiago Araújo
Logan Expression, 1.0 16v - Fumaça (vendido)
Cuiabá - MT
10/12/2014, 13:46
Resposta: #7
O meu é um 2011/11 1.0 também... Estou abastecendo com gasolina da Bolívia agora( Onde moro faz fronteira com a Bolívia)...motivo simples gasolina aqui, 3,29 na bolivia 2,00 o litro... abasteço e coloco um pouco de alcool... nunca deu problema...

Logan Expression 1.0 16v - 11/11 - Prata
Corumbá - MS
12/12/2014, 12:09
Resposta: #8
Obrigado a todos pela ajuda, realmente me foi muito útil.

Bom, voltei ao tópico para prestar algumas informações. Acho que serve de orientação principalmente para evitar danos maiores.

Levei o carro na Bosch que havia dito em cima. Deram incerteza em relação à sonda lambda (trocaria por conta e risco), mas disseram que o problema da direção dura era com a bomba da DH. Alertaram que o equipamento novo seria caro, mas se quisesse poderiam consertar, mas sem me dar o valor na hora. E recomendaram que eu fosse à Renault para fazer o diagnóstico do problema de partida a frio.

Na CSS de Campo Grande (ex-Smaff, agora será Buriti), o carro ficou por dois dias e acabaram de me ligar. Pois bem: além de não me informarem de pronto o problema na partida (que era o principal motivo de eu ter ido lá), disseram que eu tenho de trocar TODO o conjunto de direção, socaram uma porrada de coisas etc etc... e querem cobrar mais de R$ 3 mil pelo "serviço".

Estou indo lá daqui a pouco retirar o veículo, pagar R$ 170 pelo maldito diagnóstico (que pelo visto não foi feito, então hj vai ser um dia difícil para eles) e procurar outra oficina recomendada para mim aqui, que entende de Renaults.

Sinceramente, gosto muito do meu Logan. Mesmo. Embora seja 1.0 é um carro que tem um motor que responde bem, sofreu um acidente, foi consertado em oficina não oficial e ficou perfeito. Deu agora um problema na injeção de combustível e na DH, depois de três anos o único aborrecimento. Mas o problema maior são as concessionárias mercenárias, desonestas, e a falta de assistência aqui em Campo Grande (MS) que seja realmente especializada na marca.

É meu primeiro Renault. Infelizmente, por todos esses problemas, tende a ser o último.
12/12/2014, 12:48
Resposta: #9
Puxa brother, sou de Campo Grande e realmente é horrível ter problemas com o Renault aí, pois só existe essa porcaria de concessionária.
Pra vc ter ideia, qdo começa a dar problema, a gente cogita eu ir de avião pra CG e voltar com o carro pra SP pra consertar aqui.

Ridículo isso, não? Alguém precisava abrir uma concorrente desses malas. Pena que não tenho grana pra isso.

Aqui em SP a gente liga na concessionária e marca a revisão do carro pro dia seguinte. Só marca e vai, não passa dado nenhum. Em campo grande pra marcar uma revisão, vc tem que dar seu nome, telefone, cpf, rg, endereço, email, nome do pai, nome da mae, modelo do carro, cor, placa.... Uma hora pra marcar uma simples revisão....

Atualmente:
Hyundai Santa Fe V6 3.5 4x4 2011/2012
Renault Logan 2011/2012 1.6 16v Expréssion Automatic Cinza + Airbag e ABS
Renault Sandero 2013 1.0 16v Expréssion Prata + Airbag e ABS

Já tive:
Renault Sandero 2012/2013 1.6 16v Privilége Automatic Prata + Airbag e ABS
Renault Logan 2011 1.6 8v Expréssion Prata + Airbag e ABS
Renault Sandero 2010 1.0 16v Expréssion Prata
Renault Logan 2009 1.6 8v Expréssion Prata

Sorocaba - SP
12/12/2014, 13:58
Resposta: #10
Temos duas oficinas que se "especializaram" em Renault, descobri agora -uma fica na Mascarenhas, Auto Renault, e outra é aqui perto do jornal, aberta há pouco tempo, France Car. Mas não tenho muitas referências delas.

Liguei na Renotech, que vende as peças avulsas, e cobram R$ 1,3 mil só pelo kit de DH novo, caso precise realmente trocar.

É lamentável, porque temos muitos Renaults por aqui. A primeira CSS, Renascença, era muito boa. Foi vendida para a Smaff, que fez um serviço porco, e agora está chegando o grupo Buriti, de Cuiabá -não tenho referências para falar. Tirando essa, só em Dourados, que é o mesmo grupo, acho.

Mas se olhar bem o mercado daqui, tirando Chevrolet, Ford e Volks, que tem duas concessionárias cada, todas as outras são comandadas por uma empresa só. Coisas de Campo Grande.

(12/12/2014 12:48)respindola Escreveu:  Puxa brother, sou de Campo Grande e realmente é horrível ter problemas com o Renault aí, pois só existe essa porcaria de concessionária.
Pra vc ter ideia, qdo começa a dar problema, a gente cogita eu ir de avião pra CG e voltar com o carro pra SP pra consertar aqui.

Ridículo isso, não? Alguém precisava abrir uma concorrente desses malas. Pena que não tenho grana pra isso.

Aqui em SP a gente liga na concessionária e marca a revisão do carro pro dia seguinte. Só marca e vai, não passa dado nenhum. Em campo grande pra marcar uma revisão, vc tem que dar seu nome, telefone, cpf, rg, endereço, email, nome do pai, nome da mae, modelo do carro, cor, placa.... Uma hora pra marcar uma simples revisão....
Responder 

Tópicos Similares
Tópico: Autor Respostas: Visualizações: Última Resposta
Idéia Luz de temperatura e perda de aceleração - AJUDA ! Pthuller 0 2.865 02/05/2022 00:08
Última Resposta: Pthuller
  Urgente, Bobina edmilson.dfreitas 0 3.104 31/03/2019 15:51
Última Resposta: edmilson.dfreitas
  Lavar o Motor Do Logan Ajuda jonasclassic 9 22.423 14/01/2019 12:29
Última Resposta: Easena
Triste Ajuda-nome da peça e código referência Jhoe555 1 5.774 20/12/2018 16:15
Última Resposta: John_nunes7
  Reparo urgente no carro pesse 5 7.656 12/05/2018 20:13
Última Resposta: ricardoelx9308
  Tranco no automático de 2ª para 1ª - Urgente!!!! Rosângela 25 35.387 13/11/2017 20:38
Última Resposta: alanjunio
  AJUDA/ORIENTAÇÃO Leandro Cairo 16 23.396 22/09/2017 16:51
Última Resposta: Wagner Araujo
  Ajuda - Mangueira Solta no Motor - Onde Conectar? Rhaymison Pires 1 8.652 22/01/2017 14:56
  [AJUDA] Identificar Sensor de velocidade do Logan leollama 3 7.652 23/11/2016 08:28
  Cálcio de motor ajuda Vanessa souza 2 5.364 14/11/2016 22:30
Última Resposta: Luiz Raphael

Ir ao Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitantes